A rinoplastia em nariz fissurado permite restabelecer a simetria do rosto, uma vez que ele representa uma figura central na face
Um bebê a cada 650 nasce com fissura labiopalatina, segundo o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, da Universidade de São Paulo. Essa condição congênita é caracterizada por uma fenda nos lábios e no palato, estrutura também chamada de céu da boca, que compromete o nariz.
Embora as fendas sejam tratadas cirurgicamente nos primeiros meses de vida da criança, a deformação do nariz costuma permanecer sem intervenção cirúrgica de forma desarmônica na face como consequência da anomalia. A rinoplastia em nariz fissurado é a cirurgia que proporciona a correção.
Transforme sua confiança e aparência com a rinoplastia para nariz fissurado!
O que é um nariz fissurado?
O nariz fissurado pode apresentar alterações na sua forma e função devido a problemas na formação do feto durante a gestação, a saber, as fendas labiopalatinas, uma das anomalias congênitas mais comuns. As consequências desse problema são estéticas, funcionais e psicológicas.
Existem características comuns no nariz fissurado, que permitem identificá-lo, como:
- A columela, que é o tecido que separa as narinas, é mais curta do lado da fissura e é inclinada para o lado menos afetado;
- A cruz lateral da cartilagem lateral inferior, que forma a asa do nariz, está mais retraída ao ser comparada com o outro lado;
- O domus, que forma a ponta do nariz, é assimétrico e mais baixo;
- As narinas são assimétricas e possuem forma quase horizontal do lado fissurado;
- O septo é desviado e obstrui o lado fissurado.
Causas de nariz fissurado
A fissura labiopalatina é uma malformação congênita da boca e do palato. Isso significa que o bebê nasce com essa deformação, que é classificada de formas diferentes, dependendo de como se apresenta na face.
Durante a gestação, as estruturas faciais são formadas separadamente e posteriormente unidas, o que não ocorre da forma adequada em pessoas com essa condição. Apesar das causas não serem específicas, o consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e alguns tipos de medicação estão relacionados a esse quadro.
Assim, o nariz fissurado é uma consequência da falha na união dos elementos da face, que se torna mais evidente com o passar do tempo, em especial após a puberdade. No geral, o impacto da malformação fica evidente em apenas um dos lados do nariz.
Indicações para rinoplastia em nariz fissurado
Antes, era comum que os bebês com fissuras labiopalatinas fossem operados apenas nos lábios e palato ainda nos primeiros meses de vida devido aos impactos na fala e na alimentação, deixando a correção do nariz para a idade adulta com o objetivo de evitar que a intervenção comprometesse o crescimento da estrutura.
Atualmente, a rinoplastia em nariz fissurado é adiantada para evitar prejuízos estéticos, psicológicos e funcionais. A conduta do tratamento varia de acordo com as características de cada paciente, sendo possível realizar o procedimento em diferentes faixas etárias.
Ainda assim, a demora na realização da rinoplastia em nariz fissurado pode trazer inseguranças quanto à própria imagem, criando problemas de autoestima, acentuados a partir de comentários de terceiros, especialmente em pessoas mais jovens.
A rinoplastia em nariz fissurado também é aconselhada devido à questão funcional, uma vez que o tamanho dele costuma ser até 30% menor que o padrão. Essa mudança na anatomia compromete a qualidade de vida do paciente.
Como a função do nariz é a respiração, as alterações comprometem essa capacidade. O septo costuma ficar desviado para o lado sem a deformidade, obstruindo a passagem do ar e reduzindo o transporte em cerca de 30%. Esse problema é comum em mais da metade dos pacientes.
Como é feita a rinoplastia em nariz fissurado?
A rinoplastia em nariz fissurado é semelhante ao procedimento padrão, utilizando técnicas da operação puramente estética, mas respeitando a anatomia específica. A cirurgia reparadora pode ser realizada sob anestesia geral ou sedação. Uma incisão em “W” é feita na columela para começar a remodelação.
Na rinoplastia em nariz fissurado, também é feita a correção do desvio de septo retirando a cartilagem afetada, posicionando a parte restante mais no centro e fixando com pontos. A cartilagem é movida para modelar o domus, a ponta do nariz, deixando na mesma altura em ambos os lados.
Alguns pacientes possuem hipoplasia do osso maxilar, condição em que o centro do rosto é achatado, o que passa a impressão de que o maxilar inferior é mais saliente. Nesses casos, dependendo do grau, pode ser feito o aumento da porção superior com enxerto cartilaginoso específico ou com cartilagens excedentes do septo e da ponta do nariz.
Por fim, a assimetria das narinas é corrigida com uma incisão na parte afetada. Em todo caso, a rinoplastia em nariz fissurado respeita a estrutura e a harmonia, modificando alguns procedimentos considerando as características do paciente.
Entre em contato e saiba como funciona a avaliação para realizar o procedimento!
Cuidados pós-operatórios
Após a rinoplastia em nariz fissurado, é recomendado que o paciente durma com a cabeça elevada sobre um travesseiro, mantendo-se virado para cima. É preciso evitar exposição ao sol em praias e piscinas por 90 dias, não esquecendo de utilizar o protetor solar nas outras situações.
Outros cuidados após a rinoplastia em nariz fissurado incluem:
- Manter os curativos por aproximadamente 14 dias;
- Não utilizar óculos até a liberação médica;
- Utilizar compressas de gelo nas primeiras 48 horas;
- Fazer o acompanhamento médico;
- Evitar alimentos quentes e que exijam mastigação excessiva.
Resultados e qualidade de vida
Os resultados da rinoplastia em nariz fissurado aparecem conforme o inchaço passa e as estruturas são acomodadas, tornando-se evidente após um ano e meio, aproximadamente. O período varia de acordo com o organismo do paciente, assim como o processo de cicatrização.
É esperado que após a rinoplastia em nariz fissurado o rosto pareça mais harmônico e a respiração do paciente melhore. Para evitar intercorrências, as orientações após a operação devem ser seguidas e o acompanhamento médico deve ser mantido.
Como o nariz tem papel de destaque no rosto, qualquer imperfeição recebe destaque. Além disso, a execução depende da precisão para mexer em estruturas, como cartilagens e ossos. Escolher um especialista que atenda essa alta complexidade garante uma operação mais segura e uma recuperação saudável.
Entre em contato agora mesmo e agende uma avaliação com o Dr. Álvaro Sá
Fontes:
Revista Brasileira de Cirurgia Plástica