Fale conosco pelo WhatsApp

Cirurgião Plástico Dr. Álvaro Sá

Conheça o currículo do Dr. Álvaro Sá e a formação necessária para se tornar cirurgião plástico

O cirurgião plástico Dr. Álvaro Sá é médico graduado pela Universidade de São Paulo (USP) com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pelo HC da USP. Para ampliar seu conhecimento na área, o Dr. Álvaro Sá buscou adquirir conhecimento em instituições renomadas internacionalmente, tendo feito estágio nas universidades de Harvard e Yale, ambas nos Estados Unidos, e na Clinique Bizet, em Paris. Além da especialização em Cirurgia Plástica, também se especializou em Cirurgia Plástica Craniofacial pelo HC da USP.

O cirurgião plástico Dr. Álvaro Sá é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e membro do American Society of Plastic Surgeons. Além de realizar cirurgias estéticas, ele também trabalha com cirurgias plásticas reparadoras em seu consultório.

Nesse sentido, o cirurgião plástico Dr. Álvaro Sá é membro do Conselho Médico da Smile Train no Brasil, a maior organização do mundo focada no tratamento de fissuras labiopalatinas em crianças, que atua em mais de 70 países oferecendo treinamento e recursos para capacitar profissionais de saúde para realizar cirurgias 100% gratuitas.

Dr. Álvaro Sá

Qual é a formação de um cirurgião plástico?


Como pudemos notar pelo currículo do cirurgião plástico Dr. Álvaro Sá, existe um longo caminho para se tornar um especialista na área, que envolve muito estudo e dedicação por parte do médico. Ao conhecer com mais detalhes a formação de um cirurgião plástico, os pacientes podem fazer escolhas corretas na hora que decidirem realizar um procedimento estético.

Para se tornar um cirurgião plástico, são necessários ao menos 11 anos para exercer tal especialidade. A graduação em Medicina dura 6 anos, mas, depois de formado, o médico precisa fazer residência em Cirurgia Geral por 2 anos. Nesta etapa, ele tem mais contato com diferentes procedimentos cirúrgicos e vive na prática o acompanhamento pós-operatório dos pacientes.

Em seguida, o médico faz mais 3 anos de residência em Cirurgia Plástica para estudar na teoria e na prática as técnicas específicas da área estética e reparadora sob a supervisão de um cirurgião plástico mais experiente. A residência deve ser feita em uma das escolas credenciadas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Concluída essas etapas, o próximo passo é ser aprovado em uma avaliação escrita e oral da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Associação Médica Brasileira (AMB). Só depois de todo esse processo que o profissional recebe o título de especialista em cirurgia plástica e se torna membro associado da SBCP.

Há ainda um grau mais elevado dentro da SBCP, o de membro titular, caso do cirurgião plástico Dr. Álvaro Sá. As exigências da entidade para alcançar este posto são:

  • Ser membro associado com pelo menos 2 anos de aprovação no exame da SBCP, com permanência na categoria;
  • Obter aprovação em trabalho científico ou equivalente, em exame específico, formulado e aplicado pela SBCP.

Portanto, um cirurgião credenciado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é um profissional preparado e capacitado para realizar todos os tipos de cirurgia plástica com segurança. Essa certificação atesta toda a competência e habilidade do médico e é uma forma de transmitir mais segurança aos pacientes.

Quais os principais procedimentos realizados por um cirurgião plástico?


O cirurgião plástico Dr. Álvaro Sá realiza procedimentos estéticos e reparadores. A cirurgia plástica estética tem o objetivo de melhorar o aspecto e aparência de determinada região do corpo, sendo um procedimento bastante requisitado atualmente por homens e mulheres. As principais intervenções cirúrgicas desse tipo são:

Entre as cirurgias reparadoras realizadas pelo cirurgião plástico Dr. Álvaro Sá, podemos citar:

Mamoplastia reconstrutora

Cirurgia que reconstrói as mamas, indicada principalmente para pacientes que realizaram tratamentos contra o câncer.

Cirurgia de fissura labiopalatina

Corrige problemas congênitos como o lábio leporino e fenda palatina, que prejudicam a alimentação, a fala, a respiração e a audição.

Cirurgia para reconstrução de orelha.

Como escolher um bom cirurgião plástico?

O primeiro passo para acertar na escolha do cirurgião plástico é verificar se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Isso pode ser feito ao acessar o site da entidade e digitar o nome completo do profissional na plataforma de busca. Esta consulta pode ser feita também no site do Conselho Federal de Medicina (CFM) para verificar o registro de especialista do cirurgião.

Como dissemos anteriormente, a certificação pela SBCP é uma segurança para o paciente, pois atesta que o profissional tem a qualificação necessária para realizar procedimentos do tipo e respeita o código de ética da profissão.

Além disso, é importante buscar referências de outros pacientes que foram atendidos pelo profissional. Isso pode ser feito pela internet, tanto em sites especializados como nos próprios comentários dos pacientes na página do cirurgião plástico.

Na consulta inicial, veja se o médico esclareceu todas as suas dúvidas em relação ao procedimento, pré e pós-operatório e resultados que podem ser alcançados. É importante que o cirurgião plástico seja atencioso, preste um atendimento humanizado e transmita segurança e empatia ao paciente no primeiro contato.

O cirurgião plástico Dr. Álvaro Sá é um profissional com experiência e conhecimento na realização das principais técnicas de cirurgia plástica estética e reparadora.

Entre em contato e agende uma consulta com o cirurgião plástico Dr. Álvaro Sá para saber mais informações sobre seu atendimento.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Conselho Federal de Medicina

Dr. Álvaro Sá