Lipoaspiração

Cirurgia para remover os depósitos de gordura localizada está entre as preferidas dos brasileiros

A gordura localizada pode se acumular em algumas regiões específicas do corpo. Regiões como quadris, culotes e barriga têm mais predisposição para o acúmulo de gordura, e até mesmo pessoas que praticam exercícios físicos e dieta equilibrada não conseguem eliminar a gordura localizada.

A lipoaspiração é a cirurgia plástica que remove o excesso de gordura localizada em determinadas partes do corpo, por isso é uma das cirurgias mais procuradas por homens e mulheres que desejam ter uma melhora na silhueta.

Qual a diferença entre lipoescultura e lipoaspiração?

Os dois termos são confundidos com frequência porque têm algumas semelhanças. A lipoaspiração é uma técnica cirúrgica cujo objetivo é eliminar a gordura localizada de determinadas áreas do corpo, aspirando-as com uma cânula.

A lipoescultura também retira depósitos de gordura pelo método de aspiração, mas utiliza parte da gordura do paciente para enxertar em outras áreas do corpo. O objetivo é remodelar e realçar o contorno corporal para um resultado mais harmônico.

Na lipoaspiração, o volume de gordura retirado é maior do que na lipoescultura, que injeta de volta parte da gordura em áreas como pernas e glúteos. Por conta disso, as cânulas utilizadas na enxertia da lipoescultura são de menor calibre.

Para quem a lipoaspiração é indicada?

A lipoaspiração é o procedimento indicado para eliminar gorduras localizadas de locais, como:

É importante dizer que a lipoaspiração não é uma forma de tratamento contra a obesidade, portanto não deve ser encarada como um meio para emagrecer. A cirurgia é indicada para pessoas saudáveis, que não tenham doenças com risco de vida ou fatores que possam prejudicar a cicatrização. São pessoas que ainda têm pequenos depósitos de gordura localizada mesmo após fazer dieta e exercícios físicos.

Tipos de lipoaspiração

A lipoaspiração pode ser feita com diferentes técnicas para aspirar a gordura localizada. Na lipo tradicional, o cirurgião plástico faz movimentos de vaivém com a cânula acoplada a um aparelho de sucção para remover a gordura para fora do corpo. Conheça os outros tipos de lipoaspiração a seguir.

Lipoaspiração de alta definição

Conhecida também como lipo HD ou lipo LAD, esta técnica retira a gordura localizada, mas evidencia os músculos para proporcionar um contorno corporal mais definido. Isso é feito ao remover a gordura que circunda a musculatura para dar maior destaque ao músculo.

Lipo a laser

Técnica de lipoaspiração que utiliza uma cânula com laser em sua extremidade para quebrar as células de gordura. Deste modo, a retirada da gordura é realizada mais facilmente, já que o laser a torna liquefeita. Outra vantagem da lipo a laser é que os pequenos vasos sanguíneos são cauterizados com o calor do laser, o que diminui a ocorrência de sangramento.

Pré-operatório da lipoaspiração

Com exceção da lipo enzimática, os outros tipos de lipoaspiração são procedimentos cirúrgicos que necessitam de anestesia e uma avaliação do estado de saúde do paciente. Para isso, são solicitados os seguintes exames:

• Hemograma completo;
  • Glicemia em jejum;
  • Eletrocardiograma;
  • Ultrassom da parede abdominal;
  • Exame de urina.

O médico pode ainda ajustar alguns medicamentos de uso contínuo para evitar complicações, assim como recomendar a suspensão do cigarro um mês antes da cirurgia.

Cuidados no pós-operatório

O pós-operatório é fundamental para o resultado da cirurgia, por isso é imprescindível seguir todas as recomendações médicas neste período. A lipoaspiração causa dor, inchaço e hematomas na área operada, então é recomendado fazer repouso nos primeiros dias e evitar esforços físicos.

Os principais cuidados no período pós-operatório da lipoaspiração são:

• Uso de malha de compressão ou bandagens elásticas na área operada;
  • Higienizar bem e trocar os curativos conforme orientação médica;
  • Evitar expor a área tratada ao sol;
  • Tomar os medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo médico;
  • Beber bastante água para hidratar o corpo;
  • Realizar sessões de drenagem linfática.

Resultados da lipoaspiração e possíveis complicações

Com um bom planejamento cirúrgico, indicação correta do procedimento e com os cuidados tomados no pós-operatório, os riscos e complicações da lipoaspiração são minimizados. Ainda assim, as possíveis complicações que podem surgir são:

• Fibrose;
  • Sangramentos;
  • Seroma;
  • Problemas de cicatrização;
  • Necrose da pele;
  • Alteração de sensibilidade na pele.

A partir de 30 dias, já é possível notar os primeiros resultados da lipo, pois é quando o inchaço diminui. Em cerca de 3 meses, os resultados definitivos aparecem, com a área do corpo tendo um melhor contorno corporal e estando livre das gorduras localizadas.

Para obter mais informações sobre o procedimento, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Álvaro Sá.

Fontes:

Dr. Álvaro Sá