Fale conosco pelo WhatsApp

Rinoplastia

Rinoplastia

Cirurgia plástica de nariz pode ser realizada com o intuito de promover correções estéticas e funcionais, melhorando a autoestima e qualidade de vida do paciente

Capaz de alterar a forma, tamanho e proporção do nariz, a rinoplastia destaca-se como uma das cirurgias plásticas faciais mais procuradas no Brasil e no mundo. Essa alta demanda é justificada principalmente pelo papel significativo que o nariz desempenha na estética facial devido à sua localização central, influenciando no perfil e no equilíbrio geral do rosto.

Apesar de contribuir diretamente para a autoestima do paciente, a rinoplastia não é um tratamento que possui apenas finalidades estéticas. A partir dessa intervenção, é possível solucionar também alterações e dificuldades respiratórias causadas por anormalidades estruturais do nariz — como o desvio de septo. Saiba mais a seguir!

AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!

O que é a rinoplastia?

A rinoplastia é uma cirurgia de pequeno porte que remodela a estrutura nasal, alterando a forma, tamanho e função do nariz. Trata-se de uma intervenção que pode ter fins estéticos ou funcionais, promovendo autoestima e qualidade de vida ao paciente que se sente insatisfeito com a aparência ou funcionalidade do órgão olfativo.

Para a realização da rinoplastia, o cirurgião manipula estruturas como cartilagem, osso e pele. Desta forma, é possível alterar a largura das narinas, realinhar o ângulo entre nariz e lábio superior, e até mesmo resolver problemas respiratórios. O resultado buscado é sempre o mais natural e harmonioso possível em relação ao restante da face.

Tipos de rinoplastia

Existem diferentes abordagens e técnicas que podem ser aplicadas para a realização de uma rinoplastia, dependendo dos objetivos da intervenção e das necessidades do paciente. Conheça a seguir os principais tipos de cirurgia de nariz.

Rinoplastia estética

A rinoplastia estética, como o nome indica, é realizada com o objetivo de melhorar a aparência e eliminar desconfortos estéticos relacionados ao formato, tamanho ou proporção do nariz. A cirurgia é realizada de modo a aprimorar a harmonia e proporção facial, corrigindo imperfeições e outras características nasais consideradas indesejadas.

Vale lembrar, entretanto, que cada paciente é único — e suas características individuais devem ser preservadas pela intervenção. Isso significa que a rinoplastia estética deve ser sempre planejada de maneira personalizada pelo cirurgião plástico, e nunca seguindo um modelo específico.

Rinoplastia funcional

A rinoplastia funcional, por sua vez, é executada com o intuito de melhorar a função respiratória do nariz. Para isso, o cirurgião pode corrigir problemas como desvio de septo, obstruções nasais e outras alterações que afetam a capacidade de respiração do paciente. A intervenção pode ser associada a outros procedimentos funcionais, tais como septoplastia ou correção de hipertrofia dos cornetos.

Rinoplastia étnica

Esse tipo de cirurgia é realizado em pessoas que estão insatisfeitas com algum traço étnico presente em seu nariz, especialmente no que diz respeito ao formato. Vale ressaltar, é uma cirurgia sempre realizada de modo a respeitar a identidade étnica do paciente, valorizando características específicas e promovendo harmonia facial sem descaracterizar a herança genética do indivíduo.

Rinoplastia secundária

Também conhecida como rinoplastia de revisão, essa cirurgia é realizada em pacientes que já se submeteram a uma ou mais intervenções de nariz, mas não alcançaram o resultado desejado.

Rinoplastia reconstrutiva

Essa é uma cirurgia que corrige deformidades e alterações nasais causadas por lesões traumáticas, acidentes, malformações congênitas ou outros eventos que afetaram a aparência ou funcionalidade do nariz.

AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!

Quando é indicada a rinoplastia?

A rinoplastia é indicada para indivíduos que se sentem incomodados com o formato, proporção ou funcionalidade do nariz, podendo ser realizada quando o desenvolvimento das estruturas faciais está concluído — o que geralmente acontece a partir dos 15 ou 16 anos, em média. Alguns dos principais resultados que podem ser alcançados a partir dessa intervenção incluem:

  • Aumento ou redução do nariz;
  • Correção do formato do dorso nasal;
  • Projeção da ponta do nariz;
  • Reparação do perfil do nariz;
  • Correção de desvios e assimetrias;
  • Afinamento das asas nasais;
  • Harmonização do formato e tamanho das narinas;
  • Suavização de calo ósseo ou gibas do nariz.

É importante destacar que, por mais que a rinoplastia seja capaz de eliminar os incômodos relacionados à aparência do nariz, não é possível escolher seu formato final com base em um modelo específico. Isso porque o cirurgião plástico se responsabiliza por avaliar a simetria facial e as medidas do rosto do paciente de modo a identificar o formato que traz mais harmonia ao indivíduo.

A vontade do paciente certamente deverá ser levada em consideração, e o alinhamento das expectativas é fundamental para que o resultado alcançado seja satisfatório e esteja dentro do esperado pelo paciente.

Como se preparar para a cirurgia no nariz?

O pré-operatório da rinoplastia envolve a realização de exames que visam identificar possíveis alterações que podem colocar em risco a saúde do paciente. Os principais exames solicitados pelo cirurgião são:

  • Exame de sangue;
  • Avaliação cardíaca;
  • Tomografia computadorizada das estruturas nasais.

Além disso, a preparação para a cirurgia de nariz pode envolver cuidados específicos em relação ao uso de medicamentos que possuem ação anticoagulante, consumo de bebidas alcoólicas, suspensão do tabagismo, período de jejum e remoção de lentes e joias no dia do procedimento.

AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!

Como é feita a rinoplastia?

A cirurgia plástica de nariz pode ser realizada a partir de dois métodos: rinoplastia aberta ou rinoplastia fechada. Entenda as diferenças entre eles a seguir.

Rinoplastia aberta

Também chamada de exorrinoplastia, esse é o método geralmente escolhido para casos que demandam muitas alterações estruturais para corrigir e alterar as imperfeições. Para a realização dessa cirurgia, o especialista faz incisões que o permitem erguer a pele da cartilagem e do osso do nariz, permitindo a visualização de toda a estrutura nasal.

Para fechar as incisões, podem ser utilizados splints ou bandagens, que proporcionam sustentação e estabilidade para as estruturas. Ao todo, o procedimento pode demorar cerca de 3 a 4 horas, com período de hospitalização de 12 horas a um dia, aproximadamente. A anestesia utilizada pode ser geral ou sedação intravenosa.

Rinoplastia fechada

Nesse método, também chamado de endonasal, o cirurgião faz pequenas incisões dentro das narinas — por onde consegue acessar a cartilagem e os ossos. A intervenção realizada por este método é mais rápida do que a cirurgia aberta, durando cerca de 2 horas e permitindo que o paciente tenha alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia.

Como é a recuperação da rinoplastia?

O nariz é uma região por onde passam diversos vasos, sendo bastante delicado. Por isso, é esperado que o paciente apresente um edema acentuado nos primeiros dias após a rinoplastia, assim como manchas roxas ao redor dos olhos. Em geral, essa é uma cirurgia pouco dolorosa para o paciente, que pode aliviar os desconfortos por meio da administração de analgésicos.

Os principais cuidados que envolvem o pós-operatório da cirurgia de nariz são:

  • Fazer repouso moderado nos primeiros 14 dias;
  • Administrar corretamente os medicamentos prescritos;
  • Evitar sol nos primeiros 60 dias após a cirurgia;
  • Esperar liberação médica para praticar atividades físicas;
  • Cuidar dos curativos conforme orientação do cirurgião.

AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!

Resultados da rinoplastia

Em geral, é possível começar a observar os resultados de antes e depois da rinoplastia após 30 dias da realização do procedimento, quando o inchaço e os roxos começam a diminuir. Entretanto, o resultado definitivo pode ser observado apenas um ano depois da intervenção, quando a cicatrização está completa e todos os tecidos estão devidamente acomodados.

A rinoplastia deixa cicatrizes?

A cicatriz resultante da rinoplastia depende diretamente do tipo de cirurgia realizado. No caso da cirurgia fechada, em que todas as intervenções são feitas internamente nas narinas, não haverá cicatriz visível. Quando a cirurgia é realizada por metodologia aberta, a incisão é feita na porção de tecido entre as narinas, o que pode deixar uma pequena cicatriz praticamente imperceptível.

Como escolher o cirurgião ideal?

Escolher cuidadosamente o cirurgião que vai realizar a rinoplastia é fundamental para o alcance dos resultados esperados. O ideal é que essa intervenção seja feita por um cirurgião plástico com qualificação e experiência nesse tipo de procedimento. Por isso, é recomendado que o paciente sempre pesquise a respeito da formação profissional, cursos e especializações do médico.

O Dr. Álvaro Sá é graduado em Medicina pela USP e fez residências de Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela mesma instituição, além de ter feito estágios em Harvard e Yale, nos EUA, e na Clinique Bizet, em Paris.

Para saber mais sobre a rinoplastia, entre em contato e agende uma consulta.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Dr. Álvaro Sá