Cirurgia de Ginecomastia

Aumento anormal das mamas masculinas pode trazer graves prejuízos para a autoestima do homem

Não são apenas as mulheres que buscam por procedimentos estéticos para corrigir problemas que interferem em sua autoestima. Os homens também se preocupam com a aparência, recorrendo a cirurgias plásticas para ter uma melhor relação com o corpo. Uma das mais realizadas pelo público masculino é a cirurgia de ginecomastia, realizada para corrigir o crescimento exagerado das mamas, uma condição benigna presente em uma parcela considerável da população masculina adulta – em torno de 40% a 60%.

A ginecomastia pode causar dores, sensibilidade na região e transtornos psicológicos. Isso porque mamas masculinas muito volumosas podem provocar constrangimento em público, fobia social e até depressão. Veja a seguir como a cirurgia de ginecomastia é realizada, além de conhecer as causas e sintomas dessa condição.

O que é ginecomastia?

Ginecomastia é o desenvolvimento anormal e exagerado das mamas masculinas. As mamas, tanto masculinas quanto femininas, são formadas por tecido adiposo e glândulas mamárias, mas a falta do estímulo hormonal impede o desenvolvimento destas glândulas nos homens, ao contrário das mulheres.

Portanto, alterações hormonais que provocam aumento nos níveis de estrogênio contribuem para o crescimento do tecido mamário. Alguns fatores de risco conhecidos que estão associados à ginecomastia são:

• Uso de hormônios e anabolizantes;
  • Tumores no testículo;
  • Consumo de drogas ilícitas como maconha e heroína;
  • Uso de certos medicamentos como a finasterida;
  • Insuficiência renal ou hepática;
  • Alterações endócrinas;
  • Obesidade.

O sintoma mais significativo da ginecomastia é o crescimento das mamas, sendo uma condição assintomática na maioria dos casos. Porém, alguns pacientes podem apresentar sintomas como sensibilidade, coceira, assimetria das aréolas e dor.

Tipos de ginecomastia

A ginecomastia pode ser unilateral, afetar apenas uma mama, ou bilateral, quando afeta ambas. Antes de falar sobre os tipos que podem precisar de cirurgia de ginecomastia, saiba que existe a chamada falsa ginecomastia, que provoca o crescimento das mamas em decorrência do acúmulo de gordura na região. Também chamada de lipomastia, nesta condição não há o desenvolvimento do tecido glandular.

Além disso, a ginecomastia pode se apresentar em diferentes graus, sendo:

• Grau 1: ocorre um crescimento leve da glândula mamária concentrado abaixo da aréola;
  • Grau 2: o volume mamário já um pouco maior e pode haver excesso de pele e gordura;
  • Grau 3: grande aumento do tecido mamário com excesso de pele e gordura, resultando no caimento das mamas.

Cirurgia de ginecomastia

A cirurgia de ginecomastia é o tratamento definitivo para a condição, já que retira a glândula mamária afetada pelo crescimento exagerado juntamente com o excesso de pele e gordura acumulada no local. O procedimento é indicado para casos em que a ginecomastia não regride espontaneamente depois de 12 meses e quando causa constrangimento e transtornos psicológicos ao paciente.

Na cirurgia de ginecomastia, geralmente o paciente recebe anestesia local com sedação ou anestesia geral e o procedimento dura em torno de 2 horas, mas pode variar de acordo com o volume mamário e excesso de pele e gordura retirada. O cirurgião plástico faz a incisão na margem da aréola para remover a glândula mamária e o excesso de pele, se houver.

A lipoaspiração pode ser realizada juntamente com a cirurgia de ginecomastia quando há presença de gordura associada. O paciente recebe alta no mesmo dia, mas, em alguns casos mais raros, pode ficar internado por 24 horas.

Cuidados pré e pós-operatórios

Na consulta pré-operatória, o cirurgião faz uma avaliação física completa e solicita exames laboratoriais para verificar o estado de saúde do paciente, tais como hemograma, eletrocardiograma, radiografia do tórax e ultrassonografia das mamas. Outras recomendações importantes antes da cirurgia de ginecomastia são:

• Informar ao médico quais medicamentos são utilizados, pois alguns podem ser suspensos;
  • Evitar o consumo de álcool e cigarro nos dias que antecedem a cirurgia;
  • Informar a equipe médica caso tenha gripe ou indisposição;
  • Realizar jejum total de 8 horas antes do procedimento;
  • Programar sua rotina nos dias posteriores à cirurgia.

Já no pós-operatório, é importante seguir as seguintes recomendações:

• Não expor a região ao sol pelo tempo determinado pelo médico;
  • Evitar esforços excessivos e atividades físicas nos primeiros 30 dias;
  • Evitar movimentos bruscos com os braços por 30 dias;
  • Em caso de dor, o médico pode indicar medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios.

Como é a recuperação da cirurgia de ginecomastia?

As cicatrizes da cirurgia de ginecomastia são mínimas e bem discretas, mas podem variar de tamanho conforme o volume de tecido retirado. Para uma boa cicatrização e recuperação, o paciente deve usar a cinta cirúrgica por 30 dias e fazer sessões de drenagem linfática para reduzir o inchaço e evitar a formação de fibroses nas cicatrizes.

Outra dúvida frequente dos pacientes que realizam a cirurgia de ginecomastia é em relação ao banho. Esta atividade é liberada após 24 horas do procedimento.

Riscos da cirurgia de ginecomastia

A cirurgia de ginecomastia proporciona uma recuperação rápida, deixa cicatrizes mínimas e é considerada de baixo risco. Porém, como em qualquer intervenção cirúrgica, pode haver complicações, sendo as mais comuns:

• Sangramentos;
  • Hematomas;
  • Alteração de sensibilidade nas aréolas;
  • Formação de queloides.

Esses riscos são minimizados com um pré-operatório adequado e com os cuidados necessários durante a recuperação.

Quanto custa uma cirurgia de ginecomastia?

Divulgar preços exatos de procedimentos médicos antes de uma consulta de avaliação presencial é uma prática proibida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Além disso, os preços podem variar bastante de acordo com o que vai ser feito em cada procedimento, assim como a experiência do médico, infraestrutura da clínica e atendimento da equipe no pós-operatório.

Resultados da cirurgia

Como a região fica inchada nos primeiros dias, os primeiros resultados da cirurgia de ginecomastia podem ser vistos depois de um mês, enquanto os resultados definitivos aparecem depois de 6 meses. A cirurgia plástica corrige a ginecomastia e devolve a autoestima aos homens, além de melhorar a confiança e qualidade de vida do paciente. O Dr. Álvaro Sá, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da American Society of Plastic Surgeons, é um profissional experiente e qualificado para oferecer o tratamento mais adequado a homens que sofrem com essa condição.

Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Álvaro Sá.

Fontes:

Conselho Federal de Medicina