Fale conosco pelo WhatsApp

Mamoplastia

Mamoplastia

Procedimento pode ser realizado por razões médicas ou estéticas. Conheça os diferentes tipos e indicações de mamoplastia.

A mamoplastia é a cirurgia plástica que modifica o aspecto das mamas, seja para aumentar ou diminuir o tamanho, alterar o formato, corrigir imperfeições e reconstruí-las em casos específicos. Por ser uma cirurgia bastante versátil e com objetivos tanto estéticos quanto médicos, a mamoplastia é a cirurgia plástica mais realizada pelas brasileiras, ao lado da lipoaspiração.

Neste conteúdo, vamos apresentar os diferentes tipos de mamoplastia, quais são suas indicações, como são realizadas e todos os detalhes sobre o procedimento. Confira!

AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!

Tipos de mamoplastia

Os tipos de mamoplastia servem para atender as diferentes finalidades de acordo com o planejamento traçado entre médico e paciente, a fim de proporcionar resultados harmoniosos e satisfatórios. Eles são divididos em:

Mamoplastia de aumento

O tipo mais conhecido e procurado pelas mulheres é popularmente chamado de cirurgia para colocação de silicone. A mamoplastia de aumento é indicada para as pacientes que estão insatisfeitas com o tamanho pequeno das mamas ou que perderam volume após a gravidez ou uma redução de peso significativa.

Desse modo, a colocação de implantes de silicone aumenta o volume e a firmeza dos seios. Para isso, o cirurgião plástico faz uma incisão, que pode ser na aréola, sulco mamário ou na axila, para colocar a prótese abaixo ou acima do músculo, a depender dos objetivos e características físicas da paciente.

A escolha do tamanho e formato da prótese é feita após uma conversa entre cirurgião e paciente para alinhar as expectativas com o resultado da cirurgia.

Mamoplastia redutora

A mamoplastia redutora visa diminuir o tamanho das mamas ao remover o excesso de pele, gordura e tecido mamário que causam desconforto à paciente. Mulheres com seios excessivamente grandes podem sofrer com dores nas costas, ombros e pescoço, além de assaduras no tórax.

Além disso, existe a questão emocional, pois o volume exagerado das mamas pode causar fobia social e isolamento, principalmente em adolescentes. Isso sem falar na dificuldade em vestir roupas mais decotadas de maneira confortável, o que interfere diretamente na autoestima feminina.

A mamoplastia redutora é indicada para mulheres que já tenham o desenvolvimento mamário completo e que desejam ter seios mais harmoniosos, adequados ao seu tipo físico.

A cirurgia para reduzir os seios é feita a partir de incisões, que podem ter formato circular ao redor da aréola, de “T” invertido ou em “L”. O cirurgião retira o excesso de gordura e tecido e reposiciona a mama, podendo até reduzir o tamanho da aréola, se necessário.

AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!

Mamoplastia reconstrutora

Este tipo é indicado para mulheres que se submeteram a tratamentos contra o câncer e tiveram que realizar a mastectomia, cirurgia para remover uma ou duas mamas, parcial ou totalmente. A reconstrução das mamas pode ser feita junto com a mastectomia ou de forma posterior, a depender do quadro e recuperação da paciente.

A mamoplastia reconstrutora utiliza implantes de silicone e outras técnicas, como o uso de pele autógena, para reconstruir a aréola, quando houve a remoção total das mamas. A cirurgia devolve a autoestima ao recuperar a forma natural dos seios.

Mamoplastia reparadora

O procedimento é indicado para mulheres que desejam corrigir imperfeições e assimetrias entre as mamas, como o formato, posicionamento e tamanho das mamas e aréolas.

Desse modo, a cirurgia é personalizada de acordo com as particularidades e vontades da paciente. A mamoplastia reparadora envolve diferentes técnicas, como a colocação de próteses de tamanhos diferentes em cada mama, de forma a reduzir ou aumentar os seios que estão desproporcionais e reposicionar a aréola, por exemplo.

Mastopexia

A mastopexia também é conhecida como o lifting de mamas, técnica que levanta os seios para combater a ptose mamária. Esta cirurgia é indicada para pacientes que estão insatisfeitas com a flacidez e querem ter seios mais bonitos e harmoniosos com o corpo.

A cirurgia retira o excesso de pele e tecido mamário e remodela os seios para trazer um resultado harmonioso. Em alguns casos, a mastopexia pode ser associada à colocação de próteses de silicone para dar mais sustentação e volume às mamas.

AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!

Quais são os cuidados para o pré-operatório?

Assim como em qualquer cirurgia plástica, a paciente será encaminhada para realizar exames pré-operatórios, entre eles:

  • Hemograma completo;
  • Eletrocardiograma;
  • Radiografia do tórax;
  • Mamografia.

O cirurgião plástico pode solicitar exames mais específicos se achar necessário.

No pré-operatório, é importante ter uma dieta equilibrada com a ingestão de alimentos ricos em vitaminas C e D que aumentam a imunidade do organismo e auxiliam na cicatrização. Outras recomendações comuns são interromper o uso de medicamentos anticoagulantes e parar de fumar de duas a três semanas antes da cirurgia.

Como é a recuperação da cirurgia?

Seja qual for o tipo de mamoplastia realizada, a paciente precisa seguir todos os cuidados indicados pelo médico para o período pós-operatório. O repouso é recomendado de 7 a 15 dias após a cirurgia, assim como evitar dirigir pelo mesmo período. Outros cuidados são:

  • Evitar atividades físicas e de esforço até a liberação médica, que costuma ocorrer depois de 2 meses;
  • Dormir de barriga para cima pelo período indicado;
  • Utilizar sutiã cirúrgico por, pelo menos, 30 dias;
  • Não levantar os braços acima dos ombros entre 15 e 30 dias;
  • Evitar exposição da região operada ao sol por, pelo menos, 3 meses.

Nos primeiros dias, é comum haver edema e manchas arroxeadas na região, mas que somem gradativamente com os cuidados necessários. Para uma boa cicatrização, é importante manter a área protegida com micropore e usar cremes e medicamentos indicados pelo médico, além de protetor solar.

AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!

Como escolher um cirurgião para realizar a mamoplastia?

A mamoplastia deve ser feita por um cirurgião plástico com qualificação e experiência no procedimento. Para isso, pesquise sobre sua formação profissional, cursos, especializações e se o cirurgião é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Além disso, é interessante conhecer a opinião de outros pacientes que já passaram com o cirurgião para ter referências em relação ao atendimento prestado, acompanhamento pré e pós-operatório e resultados obtidos com a mamoplastia.

Os primeiros contatos são fundamentais para o paciente adquirir segurança com o médico. Por isso, veja se ele esclarece todas as suas dúvidas de forma clara e paciente e compreende suas motivações, para fazer com que você se sinta acolhida e confiante em relação aos resultados e suas expectativas.

O Dr. Álvaro Sá é graduado em Medicina pela USP com residências de Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela mesma instituição, além de ter feito estágios em Harvard e Yale, nos EUA, e na Clinique Bizet, em Paris.

Para mais informações sobre a mamoplastia, entre em contato com o Dr. Álvaro Sá e agende uma consulta.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Dr. Álvaro Sá