Fale conosco pelo WhatsApp

Abdominoplastia

Abdominoplastia

Cirurgia plástica remove a pele excedente da região abdominal, promovendo um contorno corporal mais suave e tonificado

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que remove o excesso de pele da região abdominal, podendo também reforçar a musculatura da parede do abdome e até reposicionar e remodelar o umbigo do paciente. O intuito desta intervenção é proporcionar um contorno corporal mais suave e tonificado — o que, muitas vezes, não pode ser alcançado a partir de dieta e exercícios físicos.

Vale lembrar, entretanto, que a abdominoplastia não é um procedimento que trata obesidade ou que serve para o emagrecimento, sendo indicada principalmente para indivíduos que passaram por um grande processo de perda de peso ou por uma gestação. Uma vez que remove a pele da região, a intervenção também é capaz de reduzir as estrias do abdome.

AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!

Quando a abdominoplastia é indicada?

A abdominoplastia é indicada para pessoas que apresentam flacidez de pele, que pode estar associada ou não à flacidez da musculatura da parede abdominal. Trata-se de uma intervenção totalmente individualizada, que ajuda a melhorar a aparência geral da barriga e a realinhar os músculos do abdome com diástase ou flacidez muscular.

Em geral, essa é uma cirurgia plástica procurada por pacientes que passaram por oscilações significativas no peso corporal e por gestações que resultaram em flacidez da pele e da musculatura da parede do abdome. Além disso, é fundamental que o paciente esteja em boas condições gerais de saúde e não apresente patologias que possam comprometer sua cicatrização.

Qual o peso ideal para fazer abdominoplastia?

Conforme foi explicado, a abdominoplastia não é uma cirurgia voltada ao emagrecimento, sendo ideal que o paciente já esteja em um peso corporal saudável para se submeter ao procedimento. Vale lembrar que o conceito de “peso ideal” é bastante individual, dependendo de fatores como composição corporal, biotipo, idade e hereditariedade.

Para saber se está em condições para se submeter à abdominoplastia, o ideal é que o paciente seja avaliado pelo cirurgião plástico — que poderá identificar se esse é o procedimento mais adequado para solucionar seus desconfortos estéticos.

AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!

Quais são os tipos de abdominoplastia?

Levando em consideração que a abdominoplastia é uma cirurgia plástica individualizada, a intervenção pode ser realizada a partir de diferentes técnicas — sendo que a metodologia aplicada é sempre escolhida de acordo com as necessidades e características do indivíduo. As principais formas de abdominoplastia que podem ser realizadas são:

Abdominoplastia clássica

Indicada para pacientes com médio excesso de gordura e pele, a abdominoplastia clássica é realizada a partir de duas incisões: uma ao redor do umbigo e outra próxima ao púbis, em formato de semicírculo. Estes cortes permitem acesso ao interior do abdome, por onde o cirurgião descola os tecidos para ter acesso à musculatura.

Para alcançar o resultado desejado, o cirurgião plástico faz uma amarração na musculatura e traciona a pele. Por fim, os excessos de pele são removidos, o umbigo é reposicionado e as suturas são feitas.

Abdominoplastia em âncora

Esta é a metodologia indicada principalmente para pacientes que passaram por uma significativa perda de peso e apresentam um importante excesso de pele e gordura no tronco. As incisões, neste caso, são feitas em formato de “T” invertido, sendo uma realizada horizontalmente na região do abdome inferior e outra verticalmente no meio da barriga.

Miniabdominoplastia

Como o nome indica, esta é uma intervenção menor, sendo indicada para pacientes que precisam remover apenas uma quantidade reduzida de pele — geralmente, aquela localizada logo abaixo do umbigo. Neste método, pode não haver necessidade de amarração muscular e nem reposicionamento do umbigo.

Abdominoplastia reversa

Este tipo de abdominoplastia é realizado na parte superior do abdome, acima do umbigo. As cicatrizes resultantes deste método ficam escondidas abaixo das mamas.

Abdominoplastia circunferencial

Indicada para pacientes que apresentam muita flacidez e excesso de pele no abdome, flancos e dorso inferior — uma situação comumente observada em indivíduos que foram submetidos a cirurgia bariátrica —, a abdominoplastia circunferencial possibilita a remoção desta pele excedente, além de permitir uma elevação da região lateral das pernas e dos glúteos.

Para a realização dessa intervenção, são executadas duas incisões: uma ao redor do umbigo e outra fazendo o contorno na altura do púbis, dando a volta completa ao redor do corpo. Os cortes são planejados para que as cicatrizes resultantes fiquem escondidas sob as roupas íntimas ou de banho.

AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!

Quais são os cuidados para o pré-operatório?

O pré-operatório da abdominoplastia envolve uma análise do histórico médico e das condições gerais de saúde do paciente. Para isso, é necessária a realização de exames de sangue, radiografia e avaliação cardíaca. Estas avaliações são essenciais para que o cirurgião consiga identificar possíveis alterações ou fatores de risco que podem comprometer a cicatrização ou a cirurgia.

Além disso, podem ser recomendados cuidados específicos em relação ao período de jejum, suspensão do uso de medicamentos e adequações no estilo de vida. Também pode ser necessário que o paciente tenha um acompanhante no dia da cirurgia, bem como nos primeiros dias após a abdominoplastia.

Como é a recuperação da cirurgia?

O processo de recuperação após a abdominoplastia pode variar conforme as características do paciente, a técnica cirúrgica utilizada e a extensão da intervenção. Em geral, as principais recomendações pós-operatórias incluem:

  • Repouso pelo período indicado pelo médico;
  • Administração adequada dos medicamentos prescritos;
  • Uso de cinta de compressão para dar suporte à região operada;
  • Adoção de alimentação e hidratação adequadas;
  • Evitar a realização de atividades físicas até liberação médica;
  • Comparecer às consultas de retorno;
  • Não tomar sol na região operada.

Para saber mais a respeito da abdominoplastia e tirar suas dúvidas sobre esse procedimento, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Álvaro Sá.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Dr. Álvaro Sá