Fale conosco pelo WhatsApp

Lipoabdominoplastia

Lipoabdominoplastia

Cirurgia remove a gordura localizada juntamente com excesso de pele que causa a flacidez em um único procedimento

Ter um abdome liso, tonificado e sem gorduras localizadas é o sonho de muitas pessoas, mas esta nem sempre é uma tarefa fácil. Até mesmo com uma boa alimentação e prática de exercícios físicos, pode ser difícil conquistar estes resultados. Quem deseja ter uma melhora no visual e na autoestima pode recorrer aos procedimentos estéticos, entre eles a lipoabdominoplastia, uma combinação entre lipoaspiração e abdominoplastia.

A seguir, conheça mais sobre a união dessas duas cirurgias plásticas, quando ela é indicada, seus benefícios e todos os detalhes sobre a técnica.

AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!

O que é a lipoabdominoplastia?

A lipoaspiração é o procedimento que remove as gorduras localizadas pelo método de sucção, enquanto a abdominoplastia é a cirurgia plástica que corrige a flacidez e retira o excesso de pele da região do abdome. Portanto, a lipoabdominoplastia combina os benefícios dos dois procedimentos na mesma cirurgia, pois remove o excesso de pele e gordura e proporciona um abdome mais liso e definido.

Quando a lipoabdominoplastia é indicada?

A lipoabdominoplastia é indicada para casos em que o paciente apresenta gordura localizada no abdome somada ao excesso de pele e flacidez na região, quadro bastante comum em mulheres no período pós-gravidez ou que perderam uma quantidade significativa de peso, ocasionando flacidez na barriga.

Além disso, a lipoabdominoplastia é indicada para amenizar os efeitos da diástase abdominal, um problema que provoca o afastamento dos músculos do abdome, que atinge principalmente mulheres após a gravidez.

Apesar de a lipoabdominoplastia proporcionar uma redução no peso por conta da retirada do excesso de pele e gordura, esse não é o foco da cirurgia. Portanto, o procedimento não deve ser procurado como forma de emagrecimento pelos pacientes.

AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!

Como a lipoabdominoplastia é realizada?

A cirurgia deve ser feita em ambiente hospitalar e tem uma duração que pode variar de 3 a 5 horas. Geralmente, o paciente pode receber anestesia peridural com sedação ou anestesia geral.

O procedimento começa pela lipoaspiração. Antes de realizar a incisão, o cirurgião plástico injeta a solução vasoconstritora, um líquido composto de soro fisiológico e adrenalina, para diminuir as chances de sangramento. A incisão é feita com pequenas cânulas acopladas a um aspirador cirúrgico para remover a gordura localizada das áreas já previamente definidas. As incisões são fechadas para uma melhor cicatrização.

Finalizada a lipoaspiração, o cirurgião começa a abdominoplastia. Para isso, ele faz uma incisão no formato de semicírculo acima da região pubiana até a linha do umbigo. Em seguida, retira o excesso de pele e gordura que causa a flacidez, reposiciona os músculos reto-abdominais e estica a pele, acertando a posição do umbigo.

O paciente recebe alta no dia seguinte à lipoabdominoplastia e sai com um dreno no abdome para evitar o acúmulo de líquidos na região.

Benefícios da lipoabdominoplastia

A lipoaspiração associada à abdominoplastia potencializa os resultados dos dois procedimentos, proporcionando uma barriga lisa, chapada e com contornos mais modelados. Dentre os benefícios da lipoabdominoplastia, podemos destacar:

  • Cintura mais definida e elegante, com redução das medidas;
  • Remoção das estrias;
  • Restauração dos músculos do abdome;
  • Melhora da postura corporal;
  • Remoção das gorduras localizadas;
  • Eliminação da flacidez abdominal.

AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!

Cuidados no pós-operatório

Como a lipoabdominoplastia é uma combinação de dois procedimentos cirúrgicos, o paciente deve ter ainda mais atenção aos cuidados no pós-operatório. A região pode apresentar inchaço e manchas arroxeadas, mas isso é perfeitamente normal, por isso é aconselhável o uso da cinta compressora por pelo menos 30 dias para controlar estes sintomas.

Outros cuidados importantes são:

  • Ter cuidado com a postura nos primeiros 15 dias. O recomendado é ficar em uma posição levemente curvada para não tensionar a cicatriz e evitar a abertura dos pontos;
  • Fazer repouso pelo período recomendado pelo médico, mas é importante fazer pequenas caminhadas para evitar trombose venosa e outras complicações;
  • Dormir de barriga para cima para não exercer pressão no abdome;
  • Evitar exposição solar;
  • Realizar sessões de drenagem linfática para reduzir o edema e melhorar a circulação;
  • Beber bastante água e ingerir frutas e legumes para evitar prisão de ventre e outros desconfortos abdominais;
  • Tomar os medicamentos prescritos pelo cirurgião plástico;
  • Higienizar o local da incisão e cuidar dos curativos conforme orientação da equipe médica;
  • Evitar atividades que exigem esforço físico intenso por 60 dias ou até a liberação médica.

Como fica a cicatriz da lipoabdominoplastia?

A cicatriz da lipoaspiração é mínima e praticamente imperceptível, pois é menor do que 1 cm, resultado das pequenas incisões para aspirar a gordura com a cânula. Já a cicatriz da abdominoplastia é maior, mas fica escondida na região da virilha e pode ser coberta por peças de roupa íntima.

O processo de cicatrização pode demorar alguns meses, mas varia de pessoa para pessoa. No geral, os resultados definitivos podem ser notados depois de 6 meses com uma barriga mais lisa, firme e sem as indesejadas gordurinhas localizadas.

Para saber mais informações sobre o procedimento, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Álvaro Sá, cirurgião plástico com formação em instituições reconhecidas mundialmente.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Dr. Álvaro Sá