Fale conosco pelo WhatsApp

Lipoescultura

Lipoescultura

Cirurgia plástica remove tecidos de gordura de uma determinada região do corpo, enxertando-os em uma área em que se deseja aumentar o volume

A lipoescultura é uma cirurgia plástica de caráter estético que consiste na remoção de gordura localizada de determinadas áreas do corpo e inserção deste mesmo material em locais onde se deseja ter mais volume. Desta forma, a intervenção permite o aperfeiçoamento do contorno corporal, promovendo autoestima e bem-estar ao paciente.

É importante destacar que, embora seja capaz de aprimorar o contorno corporal do indivíduo, a lipoescultura não é uma cirurgia que promove o emagrecimento. Trata-se, portanto, de uma operação indicada para eliminar o tecido adiposo remanescente mesmo após seguir um plano de treinos e alimentação adequada, promovendo melhoria geral do contorno corporal.

AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!

Qual a diferença entre lipoescultura e lipoaspiração?

A lipoaspiração é uma cirurgia plástica que remove o excesso de gordura localizada em determinadas partes do corpo, o que é feito a partir de uma cânula que aspira o tecido adiposo. Neste tipo de cirurgia, a gordura que foi aspirada é descartada.

A lipoescultura, por sua vez, é uma cirurgia que envolve a realização de uma lipoaspiração; porém, em vez de a gordura aspirada ser jogada fora, ela é tratada e colocada novamente no corpo do paciente. Esses enxertos de gordura são colocados em locais nos quais o paciente deseja aumentar o volume, de modo a esculpir o corpo e melhorar suas proporções.

Para quem a lipoescultura é indicada?

A lipoescultura é uma cirurgia plástica indicada para homens e mulheres que desejam remodelar o contorno corporal a partir da remoção de gordura localizada e sua inserção em outras regiões do corpo. O procedimento tem como principal vantagem a origem do material utilizado: por se tratar da gordura do corpo do próprio paciente, as chances de rejeição pelo organismo são mínimas.

Entre os principais locais de onde a gordura pode ser retirada, estão:

  • Barriga;
  • Culote;
  • Papada;
  • Coxas;
  • Braços;
  • Flancos.

No que diz respeito às regiões do corpo em que a gordura pode ser enxertada, as áreas mais procuradas são as nádegas, seios, quadris, coxas e rosto.

AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!

Pré-operatório da lipoescultura

O pré-operatório a lipoescultura envolve a realização de exames que visam verificar o estado de saúde do paciente, identificando possíveis fatores de risco e minimizando complicações relacionadas à cicatrização e recuperação pós-operatória. Os principais exames necessários são o hemograma, avaliação cardíaca e exames de imagem.

Além disso, a preparação pré-operatória deve envolver um alinhamento de expectativas em relação aos resultados que podem ser alcançados, bem como a realização de mudanças no estilo de vida do paciente. Caso o paciente utilize medicamentos de ação anticoagulante, por exemplo, pode ser necessário suspender sua administração.

Também pode ser necessário suspender o tabagismo, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e fazer jejum absoluto nas horas que antecedem a cirurgia de lipoescultura. Todas essas recomendações são passadas pelo cirurgião ao longo das consultas pré-operatórias da intervenção.

Como o procedimento é realizado?

A primeira etapa da lipoescultura consiste na realização de uma lipoaspiração: com o paciente anestesiado, o cirurgião plástico faz pequenas incisões na região de onde a gordura será removida, utilizando uma cânula para soltar o tecido adiposo existente no local. Por fim, essa gordura é aspirada e armazenada em um recipiente específico.

Em seguida, a gordura que foi aspirada é tratada e purificada, de modo a remover as células rompidas e o sangue. A partir da aplicação de microinjeções, a gordura é enxertada no local onde se deseja alcançar um maior volume.

AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!

Cuidados no pós-operatório da lipoescultura

É comum que, nos primeiros dias após a lipoescultura, o paciente sinta um leve desconforto nas regiões onde a gordura foi aspirada e introduzida. O local também pode apresentar hematomas e inchaços, que são considerados normais e tendem a diminuir gradualmente conforme a cicatrização avança.

A recuperação é gradual, podendo demorar entre 1 e 4 semanas — dependendo diretamente da quantidade de gordura removida e das características da região tratada. Para garantir que a recuperação ocorra conforme o esperado, é fundamental que o paciente siga atentamente os cuidados pós-operatórios, que podem incluir:

  • Evitar esforço físico nos primeiros dias após a cirurgia;
  • Administrar corretamente os medicamentos prescritos pelo médico;
  • Usar cinta elástica;
  • Evitar apoiar ou pressionar demais as regiões onde a gordura foi injetada, evitando deformar a modelagem feita pelo cirurgião.

Resultados da lipoescultura e possíveis complicações

Os resultados da lipoescultura podem variar de acordo com a técnica utilizada e com a resposta do organismo do paciente ao enxerto, sendo necessário esperar algumas semanas para observar os resultados definitivos da cirurgia. Após o período de cicatrização, é esperado que o local onde a gordura foi removida esteja com as curvas mais bem definidas e com menos gordura localizada.

A região que recebeu o enxerto de gordura, por sua vez, deve apresentar uma silhueta mais arredondada e preenchida. Além de aumentar o volume da região, os sulcos ficam mais preenchidos.

No que diz respeito às possíveis complicações, a lipoescultura é considerada uma técnica bastante segura, mas certamente envolve alguns riscos. Os principais são referentes ao desenvolvimento de hematomas, sangramento, infecções, alterações na sensibilidade da pele e irregularidades no contorno corporal.

Para saber mais sobre a lipoescultura e tirar suas dúvidas sobre esse procedimento, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Álvaro Sá.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Dr. Álvaro Sá