Fale conosco pelo WhatsApp

Blefaroplastia

Blefaroplastia

Cirurgia plástica nas pálpebras proporciona rejuvenescimento do olhar e traz benefícios funcionais ao paciente

A blefaroplastia é uma cirurgia plástica facial que trata as pálpebras superiores e/ou inferiores, rejuvenescendo a região ao redor dos olhos do paciente e melhorando a aparência geral do olhar. O procedimento é capaz de proporcionar uma significativa melhora facial, rejuvenescendo o olhar e minimizando os sinais de envelhecimento.

Também conhecida como cirurgia das pálpebras, a blefaroplastia pode ser realizada por questões estéticas e funcionais. No primeiro caso, o procedimento melhora a aparência do rosto por meio do tratamento de excessos de pele, bolsas de gordura e flacidez, enquanto as razões funcionais dizem respeito à remoção do excesso de pele sobre o globo ocular, que pode dificultar a visão, ou situações em que as pálpebras não ocluem o globo ocular adequadamente.

AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!

O que é a blefaroplastia?

O processo natural de envelhecimento do organismo humano faz com que o corpo apresente uma queda na produção de elastina e colágeno, fibras responsáveis pela sustentação da pele. Como consequência desse processo, o indivíduo passa a apresentar flacidez cutânea, bem como acúmulo de pele e de gordura na região das pálpebras superiores e inferiores.

Uma vez que os olhos são uma área muito marcante do rosto, esse tipo de alteração pode causar bastante desconforto estético — além de apresentar um grande potencial de comprometer a visão do indivíduo. A blefaroplastia é uma intervenção que corrige justamente o excesso de pele e gordura da região dos olhos, melhorando seu aspecto funcional e estético.

Quando a blefaroplastia é recomendada?

A blefaroplastia é indicada para homens e mulheres adultos que se sentem desconfortáveis com a aparência das pálpebras e desejam corrigir aspectos como:

  • Pálpebras superiores caídas;
  • Bolsas de gordura sob os olhos;
  • Visão obstruída pelas pálpebras superiores que se encontram caídas;
  • Excesso de flacidez palpebral;
  • Ptose (queda da pálpebra por razões musculares);
  • Pseudoptose (queda por excesso de pele);
  • Xantelasma (bola de colesterol que pode se formar na pálpebra);
  • Rugas na região ao redor dos olhos;
  • Lagoftalmo (oclusão inadequada das pálpebras por flacidez da pálpebra inferior).

AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!

Tipos de blefaroplastia

Existem diferentes tipos de blefaroplastia, cada qual indicado para tratar uma área específica das pálpebras:

Blefaroplastia superior

Como o nome indica, a blefaroplastia superior é um procedimento que corrige o excesso de pele e gordura nas pálpebras superiores, proporcionando ao paciente uma aparência mais jovem e descansada. A cirurgia também pode envolver a retirada de outros elementos que estejam prejudicando a visão.

Blefaroplastia inferior

A blefaroplastia inferior, por sua vez, é realizada nas pálpebras inferiores e corrige também as bolsas de gordura localizadas abaixo dos olhos. Há, ainda, a possibilidade de realizar a cirurgia em ambas as pálpebras ao mesmo tempo, alcançando assim um resultado mais equilibrado. O procedimento que combina intervenção na pálpebra superior e inferior é chamado de blefaroplastia completa.

Pré-operatório da cirurgia de pálpebras

Para que a blefaroplastia seja realizada de maneira segura e alcance os resultados esperados, é fundamental que o paciente seja submetido a exames pré-operatórios e siga corretamente todas as recomendações passadas pelo cirurgião. Em geral, as principais avaliações incluem:

  • Hemograma;
  • Coagulograma;
  • Eletrocardiograma;
  • Radiografia de tórax;
  • Avaliação oftalmológica, caso necessário;
  • Avaliação cardiológica.

Além disso, o cirurgião plástico deve recomendar um período de jejum antes da cirurgia, passando também recomendações sobre evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, o tabagismo e o uso de medicamentos que podem comprometer a cicatrização. As recomendações pré-operatórias devem ser sempre personalizadas às necessidades e características de cada paciente.

AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!

Como a blefaroplastia é realizada?

A blefaroplastia pode ser realizada com anestesia local ou geral, e dura cerca de uma hora e meia para ser realizada. Para a execução da cirurgia de pálpebras, o especialista faz marcações ao longo do local do qual o excesso de pele será removido.

Nos casos em que a correção será feita na pálpebra superior, a incisão é feita no sulco. Em seguida, o cirurgião remove a pele e gordura excedentes, reposicionando as estruturas conforme necessário. Quando a cirurgia é realizada na pálpebra inferior, a incisão é feita logo abaixo dos cílios, para permitir a remoção da pele e gordura excedentes.

Ao final da cirurgia, as incisões são suturadas e fechadas com adesivo de pele.

Cuidados no pós-operatório

Uma vez que a blefaroplastia é realizada em uma região bastante sensível do rosto, é esperado que o pós-operatório da cirurgia seja marcado por inchaço e hematomas nos olhos. Além disso, o paciente pode sentir um pouco de desconforto, facilmente administrável com medicamentos e compressas frias. Outros cuidados que geralmente são recomendados incluem:

  • Repouso durante pelo menos uma semana;
  • Utilizar óculos escuros por cerca de 30 dias;
  • Evitar o uso de lente de contato ao longo das duas primeiras semanas;
  • Higienizar o local conforme orientações do cirurgião;
  • Evitar exposição direta ao sol por cerca de 60 dias;
  • Não praticar atividades físicas até liberação médica;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro.

Todas essas recomendações são passadas pelo cirurgião ao longo do pré-operatório e no momento da alta hospitalar.

AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!

Riscos da blefaroplastia

De modo geral, a blefaroplastia é considerada um procedimento simples e pouco invasivo. Apesar disso, trata-se de uma intervenção cirúrgica e, como tal, certamente envolve alguns riscos. As principais complicações que envolvem esse procedimento são infecções, dor intensa, visão embaçada e sangramento.

A escolha de um profissional experiente e a atenção aos cuidados pré e pós-operatórios são fundamentais para minimizar esses riscos. Vale lembrar que essas complicações raramente são permanentes, não oferecendo prejuízos estéticos e/ou funcionais ao paciente.

Resultados da blefaroplastia

O resultado da blefaroplastia pode demorar alguns dias para ser observado, uma vez que a cirurgia geralmente deixa hematomas e inchaços. A expectativa é que esses sinais desapareçam após cerca de 10 dias, mas é preciso esperar a cicatrização completa para ver as mudanças de maneira definitiva. Em geral, é necessário aguardar cerca de 6 meses.

A expectativa é de que, após a cicatrização completa, o paciente que foi submetido a uma blefaroplastia apresente uma aparência mais rejuvenescida e descansada. A cicatriz tende a ficar bem fina e disfarçada nos sulcos da pele, sendo praticamente imperceptível.

Para saber mais a respeito dessa cirurgia plástica, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Álvaro Sá.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica