Queiloplastia é uma cirurgia que modifica o formato dos lábios com objetivos estéticos e funcionais
O Brasil é o segundo país no ranking global de cirurgias plásticas estéticas, totalizando 1.306.902 procedimentos somente no ano de 2020, de acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS).
Uma das técnicas mais procuradas por quem deseja melhorar a harmonia da face é a queiloplastia, feita nos lábios, que já figura entre as 10 cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil, segundo a mesma entidade. Veja a seguir como o procedimento é realizado, para quem é indicado, cuidados pré e pós-operatórios e resultados.
Remodela e rejuvenesce seus lábios, realçando ainda mais a sua beleza natural.
O que é queiloplastia?
A queiloplastia é uma cirurgia de aumento ou diminuição dos lábios, que altera características como o volume, a forma e o contorno da região com finalidade estética, quando o paciente não está satisfeito com algum aspecto dos seus lábios.
O procedimento também pode ser realizado por questões funcionais para reconstrução labial com o objetivo de corrigir características relacionadas à malformação durante a gestação, como a fissura labial, ou problemas adquiridos posteriormente, como traumas.
Em ambos os casos, a queiloplastia tem papel importante para recuperar a autoestima das pessoas.
Quem pode realizar o procedimento?
Tanto os pacientes que desejam realizar a queiloplastia em busca de harmonia facial quanto os que possuem problemas relacionados à funcionalidade dos lábios podem realizar o procedimento.
É recomendado ter no mínimo 18 anos para submeter-se à queiloplastia quando a motivação é estética. No caso das pessoas que possuam indicação para a correção de algum dano, não há essa limitação de idade devido ao impacto na qualidade de vida causada pela lesão.
Agendar uma avaliação com o Dr. Álvaro Sá!
Como a cirurgia é realizada?
A técnica da queiloplastia muda dependendo do objetivo da cirurgia, mas a proporção e a harmonia do rosto sempre são mantidas.
Para diminuir o volume dos lábios, o cirurgião faz uma incisão, elimina parte da mucosa e sutura o corte. Já para pacientes que possuem lábios muito finos e desejam aumentá-los, a cirurgia consiste no reposicionamento dos lábios na área externa da boca para cobrir parte da pele. O aumento pode ser feito por meio de plásticas, enxertos, utilizando gorduras e tecidos faciais, ou implante.
A anestesia para a queiloplastia costuma ser local acompanhada por sedação. O procedimento dura 2 horas em média, variando de acordo com as especificações de cada indivíduo, sem a necessidade de internação em boa parte dos casos.
Recomendações pré-operatórias
Antes da queiloplastia, o médico faz a avaliação e alinha as expectativas do resultado com o paciente. Alguns exames são solicitados para verificar o estado de saúde do paciente antes de realizar a cirurgia. Além disso, é preciso seguir as seguintes recomendações:
- Informar ao médico sobre uso de medicamentos e doenças pré-existentes;
- Seguir o jejum recomendado antes da operação, geralmente de 8 horas;
- Não usar maquiagem e hidratantes no dia da cirurgia;
- Não usar cremes para o rosto na véspera e no dia da operação;
- Evitar comparecer à cirurgia com brincos, joias e acessórios;
- Evitar fumar, beber e ingerir comidas muito gordurosas dias antes;
- Não tomar medicamentos como AAS (ácido acetilsalicílico), entre outros mencionados pelo médico, aproximadamente 10 dias antes.
Dê um novo contorno aos seus lábios com a queiloplastia, uma técnica moderna e personalizada para cada paciente.
Existem riscos?
Os riscos da queiloplastia são semelhantes aos de outras cirurgias, como infecções, sangramentos e rompimento dos pontos. Além disso, existe a possibilidade de desenvolver problemas para falar e comer se o posicionamento das estruturas não respeitar a anatomia facial.
Para reduzir a chance de ocorrer essa e outras disfunções relacionadas à vascularização da área e à cicatrização, é necessário escolher um cirurgião plástico experiente para executar a cirurgia de queiloplastia.
Cuidados após a cirurgia
O pós-operatório é bastante tranquilo com a incidência de pequenos incômodos nos primeiros dias, mas o paciente consegue retornar as suas atividades de rotina, como trabalhar, dentro de 5 dias.
Após a cirurgia de queiloplastia, é esperado que apareçam inchaços na região da boca, além de hematomas que desaparecem com o passar dos dias. Assim, é recomendado utilizar medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar o desconforto e fazer compressas frias para diminuir o inchaço.
Entre as orientações do período pós-operatório também estão evitar dormir de lado, não se expor ao sol para não causar manchas e evitar mudanças abruptas de temperatura para não aumentar o inchaço. Consumir alimentos pastosos também ajuda na recuperação por diminuir a pressão sobre os pontos.
Agendar uma avaliação com o Dr. Álvaro Sá!
Resultados e cicatrizes
O processo de cicatrização da queiloplastia costuma levar meses para se completar. Geralmente, a cicatriz fica disfarçada por estar localizada na parte interna dos lábios. Esse processo é diferente para cada indivíduo, pois depende do organismo e dos cuidados tomados após a cirurgia reparadora.
Quanto aos resultados, é necessário avançar o processo de cicatrização e aguardar o inchaço passar para tornar-se visível. As expectativas devem ser alinhadas com o cirurgião antes da realização da queiloplastia, mas são esperados lábios harmônicos e com a funcionalidade preservada.
Entre em contato agora mesmo e agende uma avaliação com o Dr. Álvaro Sá.
FONTES: