Cirurgia plástica de orelhas é indicada principalmente para corrigir as chamadas “orelhas de abano”
A otoplastia é uma cirurgia plástica facial que corrige deformidades ou irregularidades no formato, posicionamento ou proporção das orelhas. Trata-se de um procedimento que melhora a autoestima e a relação do paciente com sua própria imagem, uma vez que aprimora a estética e a harmonia da região facial do paciente.
O mais comum é que a otoplastia seja realizada para corrigir orelhas proeminentes em relação à cabeça — as popularmente chamadas “orelhas de abano”. Essa alteração geralmente se manifesta desde a infância, causando muito incômodo e até bullying, o que afeta drasticamente a autoestima dos pacientes. Entenda melhor sobre esse procedimento a seguir!
Transformando e restaurando a qualidade de vida! Agende uma avaliação com o Dr. Álvaro Sá!
Quando a otoplastia é recomendada?
A cirurgia plástica de orelhas é indicada principalmente para corrigir orelhas proeminentes, caracterizando uma aparência popularmente conhecida como “orelhas de abano”. Nos casos em que essa alteração afeta a autoestima e confiança do indivíduo, a otoplastia pode ser recomendada para sanar esse desconforto.
Além disso, a intervenção pode ser indicada para pacientes que apresentam alguma deformidade nas orelhas ou nos casos em que as orelhas possuem um tamanho desproporcional em relação à cabeça. Em todos os casos, é sempre necessária uma avaliação médica para identificar se o paciente realmente é um candidato apto a se submeter ao procedimento.
A partir de que idade a cirurgia pode ser realizada?
A otoplastia pode ser realizada a partir dos 6 anos, em média, sendo necessário que o paciente apresente a estrutura da orelha já bem-desenvolvida. Em geral, nesta idade os indivíduos estão com pelo menos 85% da orelha desenvolvida, permitindo ao cirurgião identificar se realmente será necessária uma correção cirúrgica.
A maioria das cirurgias plásticas de ouvido é realizada ainda durante a infância do paciente, mas isso não significa que o procedimento não possa ser realizado na idade adulta. Em pacientes mais velhos, é mais comum que a intervenção seja indicada para tratar deformidades específicas.
AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!
Pré-operatório da otoplastia
O pré-operatório da otoplastia envolve a realização de exames que permitem avaliar as condições gerais de saúde do paciente, identificando possíveis fatores de risco e garantindo um planejamento adequado do procedimento. As principais avaliações solicitadas incluem:
- Hemograma completo;
- Eletrocardiograma;
- Função renal.
Ao longo da avaliação pré-operatória da otoplastia, é importante que o paciente (ou seus guardiões, no caso das crianças) esclareça todas as suas dúvidas referentes ao procedimento, alinhando expectativas e entendendo os riscos envolvidos. Além disso, o paciente pode ser orientado a adotar cuidados específicos, como:
- Suspender o uso de medicamentos que podem comprometer a cicatrização;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Suspender o hábito de fumar;
- Fazer jejum total de líquidos e sólidos pelo período indicado pelo cirurgião;
- Não aplicar cremes ou maquiagem no dia da cirurgia.
Como é feita a cirurgia de orelhas?
A otoplastia é considerada um procedimento rápido, com duração média de 2 horas. A anestesia utilizada na intervenção pode ser local pura, local com sedação ou geral, dependendo das características do paciente e avaliação médica especializada.
Após a aplicação da anestesia, o cirurgião plástico faz uma incisão atrás da orelha, na região em que há um vinco natural onde a orelha encontra a cabeça. Em seguida, o especialista remove e remodela a cartilagem e a pele, de modo a proporcionar o resultado desejado. Por fim, a pele é fechada com suturas, que ficam escondidas atrás da orelha.
Receba um tratamento 100% personalizado.
Cuidados no pós-operatório da otoplastia
Após se submeter à cirurgia plástica de orelhas, o paciente precisará adotar cuidados específicos para dormir e realizar atividades do dia a dia. Algumas das principais recomendações incluem:
- Evitar dormir de lado, para não pressionar as suturas e o local operado;
- Não praticar esportes ou realizar atividades físicas até liberação médica;
- Utilizar faixas compressoras na região operada por aproximadamente 4 semanas;
- Não se expor aos raios solares;
- Administrar corretamente os medicamentos, seguindo sempre a orientação do cirurgião no momento da alta hospitalar;
- Comparecer às consultas de retorno.
Quais são os riscos associados ao procedimento?
Assim como toda cirurgia plástica ou procedimento médico, a otoplastia não é isenta de riscos. Embora seja muito raro, pode haver complicações anestésicas, infecções, hematomas e até mesmo alergias. Vale lembrar, entretanto, que esses riscos são minimizados com cuidados pré e pós-operatórios bem-executados.
AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!
Resultados da otoplastia
Os primeiros resultados da otoplastia podem ser observados logo nos primeiros dias após o procedimento, mas é preciso aguardar algumas semanas para que o resultado esteja mais próximo do definitivo. Isso acontece porque a região fica inchada nas duas primeiras semanas após a intervenção, reduzindo gradativamente conforme a cicatrização avança.
Após o período de cicatrização, é esperado que a orelha do paciente fique mais harmônica em relação ao restante da cabeça, além de apresentar formato e angulação conforme o desejo do paciente. Os resultados da cirurgia, em geral, são definitivos, e o paciente não volta a sofrer desconforto em relação à aparência de suas orelhas.
Para saber mais a respeito da otoplastia, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Álvaro Sá.
Fontes: