Intervenção é indicada para mulheres que se sentem desconfortáveis em relação ao tamanho excessivo das mamas
A mamoplastia redutora é uma cirurgia realizada com o intuito de remover o excesso de gordura, tecido e pele das mamas, fazendo com que elas fiquem com um tamanho proporcional ao restante do corpo. O procedimento de mamoplastia reduz o volume e peso dos seios, de modo a aliviar desconfortos e melhorar a qualidade de vida da paciente.
Seios excessivamente grandes podem trazer consideráveis prejuízos físicos e emocionais à paciente. Isso porque, muitas vezes, o peso do tecido mamário pode fazer com que a mulher sinta dores nas costas e pescoço, além de desconforto ao realizar atividades físicas e usar determinados tipos de roupa. A mamoplastia redutora é uma intervenção que melhora estas questões, trazendo qualidade de vida à paciente.
AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!
Quando a mamoplastia redutora é indicada?
A mamoplastia redutora é indicada para casos em que o tamanho dos seios causa desconfortos na mulher e atrapalha a realização de tarefas do seu cotidiano. Em geral, esse procedimento é realizado em mulheres que:
- Sentem-se incomodadas e desconfortáveis em relação ao tamanho dos seios;
- Sofrem com dores nas costas, pescoço e ombros por causa do tamanho e peso das mamas;
- Apresentam seios flácidos ou pendentes;
- Sofrem com falta de sustentação mamária;
- Sentem que os seios limitam sua capacidade de realizar alguma atividade física;
- Ficam com a pele irritada na região abaixo do sulco da mama.
Quais são os cuidados para o pré-operatório?
Assim como acontece em todos os procedimentos cirúrgicos, é importante que a paciente que deseja fazer uma mamoplastia redutora se submeta a exames específicos para analisar se está apta a passar pela intervenção. As principais avaliações necessárias envolvem um hemograma completo, mamografia e eletrocardiograma.
Além disso, pode ser necessário adotar cuidados específicos no período que antecede a cirurgia plástica, tais como parar de fumar, suspender o uso de medicamentos anticoagulantes e fazer jejum por um determinado período. Todas estas recomendações devem ser passadas pelo cirurgião plástico ao longo das consultas pré-operatórias.
AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!
Como o procedimento é realizado?
A mamoplastia redutora é realizada com a paciente sedada ou anestesiada, cabendo a um anestesiologista recomendar a melhor opção para cada caso. A cirurgia de redução dos seios é executada a partir de incisões nos seios, que podem seguir um padrão circular em torno da aréola, em formato de T ou L.
Após a incisão, o excesso de pele e gordura são removidos, o mamilo é reposicionado e o tecido subjacente é reduzido, levantado e modelado. Dependendo do caso, em seios muito grandes, o mamilo e a aréola podem precisar ser removidos e transplantados para uma posição mais adequada.
Ao final da cirurgia, as camadas profundas do tecido são suturadas, de modo a criar mais sustentação aos seios. Para ajudar a fechar a pele, suturas, adesivos e cola cirúrgica podem ser utilizadas.
Como é a recuperação da cirurgia?
O pós-operatório da mamoplastia redutora envolve cuidados específicos para garantir uma recuperação adequada da paciente. As principais recomendações incluem:
- Evitar esforços físicos intensos nos primeiros 15 dias;
- Não dormir de lado ou de bruços;
- Não levantar os braços acima da linha dos ombros;
- Usar bandagem elástica ou sutiã cirúrgico por cerca de 30 dias;
- Dependendo do caso, usar o dreno para eliminar excessos de sangue e fluido;
- Cuidar dos curativos conforme orientação médica;
- Utilizar somente os medicamentos prescritos pelo especialista.
AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!
Como fica a cicatriz da mamoplastia redutora?
A cicatriz resultante da mamoplastia redutora depende diretamente do tipo de incisão realizada. Em todos os casos, porém, as marcas sempre ficam em áreas camufladas dos seios, podendo ficar muito discretas e praticamente imperceptíveis ao final do processo de cicatrização.
É importante destacar que, nos primeiros meses após a cirurgia, é natural que a cicatriz ainda esteja mais avermelhada e visível, passando por diversas fases enquanto os seios estão em processo de cicatrização. Quando a cirurgia completa 1 ano, a tendência é que a cicatriz se torne mais clara e menos consistente.
É necessário, portanto, ter paciência para observar o resultado definitivo da cirurgia e avaliar o aspecto da cicatriz.
Resultados da mamoplastia redutora
Após a cicatrização completa, é esperado que a paciente submetida à mamoplastia redutora apresente seios de tamanho e peso proporcional ao restante de seu corpo, com cicatriz discreta e praticamente invisível. O novo tamanho das mamas resultará em alívio dos desconfortos, dores e limitações físicas sentidos pela paciente antes da cirurgia.
Além disso, as mamas mais proporcionais melhoram a autoestima e qualidade de vida da paciente, que se sente mais confortável para praticar atividades físicas, realizar atividades do cotidiano e usar qualquer modelo de roupa. É importante destacar, entretanto, que o formato e o caimento dos seios podem sofrer alterações mesmo após o processo de cicatrização estar completo.
O processo natural de envelhecimento, as oscilações de peso, as alterações hormonais e a ação da gravidade podem afetar o formato dos seios ao longo do tempo.
Para saber mais a respeito da mamoplastia redutora, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Álvaro Sá.
Fontes: