Cirurgia que aumenta o volume dos seios está entre as mais procuradas pelas brasileiras
Atualmente, as pessoas se preocupam cada vez mais em ter uma autoestima elevada, e isso passa pelos cuidados com a aparência, especialmente entre as mulheres. Uma das partes do corpo que mais mexe com a autoestima e bem-estar da mulher são os seios, por isso a procura por procedimentos estéticos de mamoplastia é bastante grande.
A mamoplastia de aumento é a cirurgia que aumenta o volume dos seios por meio da colocação de próteses de silicone, uma das cirurgias plásticas mais requisitadas, representando 18,8% das cirurgias realizadas no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Além de aumentar o tamanho e a projeção dos seios, o procedimento pode corrigir assimetrias e tratar pequenos focos de flacidez para proporcionar uma silhueta mais equilibrada.
AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!
Quando a mamoplastia de aumento é indicada?
Muitas mulheres se sentem incomodadas com o fato de terem seios pequenos e desproporcionais ao corpo. A mamoplastia de aumento é indicada para estes casos, assim como para corrigir seios assimétricos e levemente flácidos. Portanto, a cirurgia é indicada para solucionar insatisfações estéticas com os seios e melhorar a autoestima e confiança da mulher com seu próprio corpo.
Além desses fatores, outras indicações para o aumento de mama são mulheres com:
- Expectativas realistas em relação aos resultados;
- Maiores de 18 anos com desenvolvimento mamário completo;
- Condições físicas saudáveis.
Como é feita a escolha da prótese de silicone?
A escolha da prótese ideal para a mamoplastia de aumento é feita em conjunto entre médico e paciente, levando em conta os desejos da mulher e outras características, como:
- Altura;
- Tipo físico;
- Elasticidade da pele;
- Diâmetro e formato do tórax.
Um cirurgião plástico experiente considera todos esses fatores para aliar resultados e expectativas e evitar complicações, pois um implante maior do que a pele da paciente pode ocasionar estrias e deslocamento da prótese, por exemplo.
O implante de silicone pode variar em relação ao formato, perfil e tamanho. O perfil vai influenciar a projeção dos seios, deixando-os mais ou menos empinados. Perfis mais altos têm a base menos larga e maior altura, proporcionando um colo bem-marcado, já os perfis mais baixos são indicados para mulheres com tórax largo ou que desejam resultados mais naturais, sem muita projeção dos seios.
Já os formatos podem ser redondo, cônico, em gota ou anatômico. Diante de tantas opções, é fundamental seguir as orientações do cirurgião plástico para entender a indicação de cada tipo de prótese.
AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!
Quais são os cuidados para o pré-operatório?
Após conversar com o cirurgião plástico para esclarecer as dúvidas e escolher o tipo de prótese de silicone mais adequado, a paciente deve realizar exames laboratoriais que atestem suas boas condições de saúde para a mamoplastia de aumento, sendo os principais:
- Mamografia;
- Hemograma completo;
- Eletrocardiograma;
- Ultrassom das mamas.
É importante também ajustar o uso de certos medicamentos conforme orientação médica, principalmente anticoagulantes, parar de fumar, fazer jejum de 8 horas e levar o sutiã cirúrgico no dia da cirurgia.
Como o procedimento é realizado?
A mamoplastia de aumento é realizada em ambiente cirúrgico com anestesia local com sedação ou geral e costuma durar de uma a duas horas. Para implantar o silicone, o cirurgião faz a incisão, que pode ser na aréola, nas axilas ou abaixo dos seios. A prótese pode ficar alocada abaixo ou acima do músculo peitoral maior. Estas escolhas são determinadas pelo tipo da prótese, tamanho, características anatômicas e preferências do médico.
Por fim, a incisão é fechada com suturas por camadas no tecido mamário para garantir uma melhor cicatrização.
AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!
Como é a recuperação da cirurgia?
Para uma recuperação tranquila e sem complicações, a paciente deve seguir todas as orientações médicas. Deste modo, o uso do sutiã cirúrgico é indicado imediatamente após a mamoplastia de aumento para imobilizar a região, assim como fazer repouso nos primeiros dias.
A dor e o inchaço podem durar algumas semanas, mas são sintomas normais e passageiros. Outros cuidados para o pós-cirúrgico da mamoplastia de aumento são:
- Evitar levantar peso;
- Não fazer movimentos bruscos com os braços por 30 dias;
- Evitar dormir de lado ou de bruços;
- Realizar sessões de drenagem linfática conforme orientação médica;
- Não tomar sol na região da cicatriz por, pelo menos, 6 meses.
Um bom pós-operatório é fundamental para garantir o sucesso da cirurgia, por isso é importante comparecer às consultas de retorno para o cirurgião acompanhar de perto a recuperação.
Como fica a cicatriz da mamoplastia de aumento?
A localização da cicatriz da mamoplastia de aumento varia de acordo com o local onde foi feita a incisão para a colocação da prótese, que pode ser abaixo das mamas, na axila ou na aréola. Em todas estas regiões, a cicatriz fica escondida, além de ser bastante fina.
Se todos os cuidados forem seguidos à risca pela paciente durante a recuperação, a cicatriz da mamoplastia de aumento pode tornar-se imperceptível.
AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!
Resultados da mamoplastia de aumento
Os resultados definitivos da cirurgia plástica podem ser vistos cerca de 6 meses depois, período estimado para todo o inchaço desaparecer. Porém, a paciente já pode notar a melhora do formato e volume dos seios após 2 meses.
Seja um efeito mais natural ou mais destacado com o colo marcado, a mamoplastia de aumento é um procedimento que faz com que as mulheres se sintam mais felizes com o próprio corpo, além de renovar sua autoestima.
Para mais informações sobre esse procedimento, entre em contato com o Dr. Álvaro Sá e agende uma consulta.
Fontes: