Cirurgia plástica dos braços retira o excesso de pele e gordura para eliminar a flacidez da região
O excesso de pele e flacidez pode comprometer bastante a estética corporal e passar a falsa impressão de que alguém está acima do peso. Em algumas regiões do corpo, mais especificamente nos braços, esta sensação é ainda mais evidente, e por mais exercícios que a pessoa faça, não é possível eliminar a flacidez. Isso porque a atividade física proporciona apenas a perda de gordura e tonificação do músculo, que pode diminuir levemente a flacidez, mas a pele permanece no local, sem alterações.
O que fazer, então, para melhorar a aparência e contorno dos braços? A braquioplastia é a cirurgia plástica que remove o excesso de pele e flacidez nos braços, principalmente sobre o tríceps, conhecido popularmente como músculo do “tchauzinho”.
O procedimento ainda pode ser associado à lipoaspiração quando houver depósitos de gordura localizada no braço. O objetivo da braquioplastia é deixar o braço mais tonificado, com uma pele mais lisa e um contorno harmonioso, para recuperar a autoestima de pacientes que tinham vergonha de usar biquínis ou roupas mais curtas por causa do excesso de pele nos braços.
AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!
Quando a cirurgia de braquioplastia é indicada?
A braquioplastia é indicada para pacientes que apresentam grandes sobras de pele que causam flacidez nos braços. A maioria dos casos são de indivíduos que perderam uma quantidade significativa de peso, seja por meio de uma cirurgia bariátrica ou reeducação alimentar associada a exercícios físicos. A perda acentuada da elasticidade da pele nos braços pode ainda estar associada a fatores genéticos ou ser consequência do processo de envelhecimento natural.
O procedimento pode ser uma alternativa para pessoas que estão incomodadas com a aparência dos braços e não querem mais ter constrangimento ao acenar ou usar roupas que deixem os braços à mostra.
As pessoas aptas a essa cirurgia devem preencher os seguintes pré-requisitos:
- Ter peso estável e dentro da faixa considerada como ideal;
- Não fumar;
- Não ser portador de doenças que aumente os riscos da cirurgia ou prejudique a cicatrização;
- Ter expectativas realistas com os resultados da cirurgia.
Pré-operatório da braquioplastia
O paciente que decide realizar uma braquioplastia precisa verificar sua condição de saúde por meio de exames laboratoriais para minimizar os riscos de complicações durante e após a cirurgia. Os exames pré-operatórios solicitados são:
- Hemograma;
- Coagulograma;
- Exame de urina;
- Eletrocardiograma;
- Raio-X de tórax;
- Avaliação cardiológica.
Outras medidas que visam a segurança do paciente envolvem o ajuste no consumo de remédios, como interromper o uso de medicamentos anticoagulantes e parar de fumar com antecedência ao dia da cirurgia.
AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!
Como o procedimento é realizado?
A braquioplastia é realizada com anestesia geral e dura de 2 a 4 horas, dependendo da quantidade de pele retirada e se foi realizada em conjunto com uma lipoaspiração para remover a gordura localizada. A incisão é feita na região da axila e pode se estender até a parte interna dos braços. O cirurgião plástico retira a pele excedente, reposiciona os tecidos para dar um melhor contorno ao braço e fecha as suturas para finalizar o procedimento.
Como ficam as cicatrizes da braquioplastia?
O tamanho da cicatriz depende do grau de flacidez e da pele excedente que o paciente possui. Quando há pouca quantidade de pele a ser retirada, a incisão e a cicatriz vão ser menores, localizadas na dobra da axila, de forma discreta.
Já quando existe a necessidade de retirar uma quantidade maior de pele, a cicatriz se estende pela parte interna do braço, da axila até próxima ao cotovelo. O resultado definitivo da cicatriz da braquioplastia pode ser visto depois de alguns meses e depende muito da genética individual e se o paciente seguiu todas as recomendações médicas no pós-operatório.
Cuidados no pós-operatório
A pele da parte interna do braço é um pouco mais fina e sensível, e por isso exige mais cuidados do paciente, para garantir uma boa cicatrização. A principal recomendação no período pós-operatório é evitar movimentos excessivos com os braços, com repouso de uma semana e ficando 21 dias sem levantar os braços ou fazer esforço físico mais intenso.
Além disso, é necessário utilizar a malha compressora na região por um período mínimo de 30 dias e evitar exposição solar da área operada. Para diminuir o inchaço da braquioplastia, o cirurgião pode indicar ainda a drenagem linfática.
Em cerca de três semanas, o inchaço já diminui e o paciente consegue visualizar os primeiros resultados da cirurgia: braços com menos flacidez, mais harmoniosos e com um contorno bem definido. Depois de seis meses, em média, aparecem os resultados definitivos, com uma melhora significativa da estética da região.
AGENDAR UMA AVALIAÇÃO COM O DR. ÁLVARO SÁ!
Profissional para realizar a cirurgia plástica dos braços
O Dr. Álvaro Sá, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da American Society of Plastic Surgeons, é um profissional experiente e com conhecimento das principais técnicas de cirurgia plástica que aumentam a autoestima e promovem o bem-estar dos pacientes que têm alguma insatisfação estética.
Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Álvaro Sá para conhecer seus diferenciais.
Fonte: