Cirurgia que corrige aspectos estéticos e funcionais do nariz pode ser feita por diferentes técnicas, que atendem às necessidades individuais do caso
A rinoplastia representa o sonho de muitas pessoas que desejam modificar aspectos estéticos e funcionais do nariz. Não é à toa que essa cirurgia plástica é uma das mais populares, afinal existem vários tipos de rinoplastia relacionados aos objetivos do procedimento e às necessidades do paciente.
Se você é uma das pessoas que têm interesse em realizar a cirurgia plástica do nariz, mas ainda têm dúvidas, continue a leitura para conhecer os tipos de rinoplastia e saber qual é a técnica mais adequada ao seu caso.
Agende uma avaliação para saber qual é a rinoplastia mais indicada para você!
O que é rinoplastia?
A rinoplastia é a cirurgia plástica que altera tanto aspectos estéticos do nariz quanto funcionais para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar do paciente. O procedimento é capaz de alterar características anatômicas, como o tamanho e formato do nariz, a largura das narinas, a projeção da ponta, o ângulo entre o nariz e o lábio superior, entre outras intervenções.
Tipos de rinoplastia
Na consulta com o cirurgião plástico, o profissional ouve todas as queixas do paciente em relação à estética ou funcionalidade do nariz para indicar qual tipo de rinoplastia atende às necessidades do caso, sempre buscando um resultado mais natural e harmonioso possível com os demais elementos do rosto.
Nesse sentido, os tipos de rinoplastia praticados são:
Rinoplastia estética
A rinoplastia estética é a mais procurada, justamente porque é a cirurgia indicada para corrigir imperfeições, melhorar a proporção e harmonia nasal e resolver insatisfações estéticas que incomodam o paciente.
Para atingir esses objetivos, esse tipo de rinoplastia conta com diferentes modalidades, tais como:
- Rinoplastia redutora;
- Rinoplastia de aumento;
- Rinoplastia de dorso nasal;
- Rinoplastia de columela;
- Rinoplastia de ponta nasal.
Rinoplastia funcional
Condições anatômicas do nariz que causam problemas respiratórios podem ser resolvidas com a rinoplastia funcional. Além de resolver alguma questão estética, essa rinoplastia pode ser associada a procedimentos que melhoram a funcionalidade do nariz, como a cirurgia para correção do desvio de septo (septoplastia) ou correção de hipertrofia dos cornetos.
Rinoplastia étnica
Rinoplastia realizada para solucionar questões estéticas que incomodam o paciente relacionadas a algum traço étnico, como asas nasais grandes ou abertas ou dorso curto e pouco projetado.
O cirurgião realiza essas alterações, respeitando a identidade étnica e características genéticas da pessoa para obter um resultado harmonioso.
Rinoplastia secundária
Também chamada de cirurgia de correção ou de revisão, esse tipo de rinoplastia é realizado para corrigir algum aspecto em pacientes que não alcançaram os resultados esperados em rinoplastias anteriores.
Rinoplastia reconstrutiva ou pós-traumática
Como o próprio nome diz, esse é o procedimento que tem como objetivo corrigir deformidades causadas por traumas, acidentes ou malformações congênitas que prejudicam a aparência ou funcionalidade do nariz.
Trata-se de uma rinoplastia um pouco mais complexa, podendo haver a necessidade de enxertos de cartilagem e de pele.
Diferenças entre rinoplastia aberta e fechada
A rinoplastia pode ser executada por duas técnicas distintas: aberta ou fechada, ambas com vantagens e desvantagens que explicaremos a seguir.
A rinoplastia aberta possibilita um melhor acesso às estruturas nasais e, consequentemente, uma melhor visualização e precisão do cirurgião plástico para manipular os tecidos e fazer as modificações necessárias. O método é escolhido em casos que exigem muitas alterações na estrutura nasal.
Já a rinoplastia fechada é realizada a partir de incisões dentro das narinas para acessar os tecidos e fazer as alterações desejadas pelo paciente.
Incisões
Na rinoplastia aberta, a incisão é feita na columela – estrutura que divide as narinas –, técnica que permite uma melhor visualização ao cirurgião plástico. Na rinoplastia fechada, as incisões não são visíveis, pois são feitas na região interna do nariz.
Tempo de duração
A rinoplastia aberta é um pouco mais demorada, dura cerca de 3 a 4 horas, por ser um procedimento que permite realizar mais alterações em comparação à metodologia fechada, que costuma ter duração de 1 a 3 horas.
Cicatriz
Outra diferença entre esses dois tipos de rinoplastia é em relação à cicatriz, que é mais perceptível na rinoplastia aberta pelo fato de a incisão ser externa, na columela.
Para saber mais informações, entre em contato com o Dr. Álvaro Sá e agende uma consulta.
Como é a recuperação da rinoplastia?
O tempo de recuperação pode variar, dependendo das características do paciente e da extensão do procedimento, mas geralmente a rinoplastia fechada proporciona uma recuperação mais rápida, com menos dor e inchaço na região.
Independentemente do tipo de rinoplastia, é normal o paciente apresentar edema e manchas roxas ao redor dos olhos, mas são sintomas que desaparecem com os corretos cuidados indicados pelo cirurgião, que incluem:
- Manter repouso moderado nas primeiras duas semanas;
- Tomar corretamente os medicamentos prescritos pela equipe médica;
- Evitar a exposição solar nos primeiros 60 dias;
- Realizar atividades físicas só após a liberação médica;
- Cuidar dos curativos conforme orientação do cirurgião;
- Evitar esfregar ou assoar o nariz.
Qual é o preço da rinoplastia em 2024?
O preço da rinoplastia pode ficar entre R$ 15 mil e R$ 30 mil e essa variação ocorre porque existem diversos fatores que influenciam o preço final da rinoplastia, como extensão do procedimento, experiência do cirurgião, localização da clínica, custos hospitalares, entre outros.
Para saber o valor exato, é preciso realizar uma consulta com o cirurgião plástico para uma avaliação detalhada do caso.
Entre em contato com o Dr. Álvaro Sá e agende uma consulta.
Fontes: