A blefaroplastia pode ser realizada na pálpebra superior e/ou inferior para a eliminação de excessos de gordura e de pele da região
É natural que as estruturas da face e do corpo se alterem com o avançar da idade. A região dos olhos é bastante expressiva, o que evidencia o envelhecimento com o surgimento de rugas, linhas de expressão e acúmulos de pele e de gordura. A blefaroplastia visa o tratamento das pálpebras para restabelecer o aspecto jovial e o campo de visão.
Neste conteúdo, conheça os tipos de blefaroplastia e como são realizados.
Agende uma avaliação para saber se a blefaroplastia é indicada para você!
O que é a blefaroplastia?
A blefaroplastia é uma cirurgia estética facial com o objetivo de tratar o excesso de pele, a flacidez e as bolsas de gordura nas pálpebras superior e inferior. Existem diferentes tipos de blefaroplastia, dependendo da região a ser tratada.
A blefaroplastia pode ter finalidade estética ou funcional. Enquanto na primeira situação ela é realizada com o propósito de rejuvenescer o olhar, no segundo caso o procedimento possibilita restaurar o campo de visão obstruído pelo excesso de pele da pálpebra superior.
Como é feita a blefaroplastia?
O procedimento cirúrgico é diferente entre os tipos de blefaroplastia, mas a cirurgia tem duração entre uma a duas horas sob anestesia. O cirurgião faz os cortes para eliminar o acúmulo de pele e de gordura e depois sutura a região. O paciente permanece internado até o efeito da anestesia passar.
Os pontos são retirados após uma semana, mesmo tempo em que o inchaço e os arroxeados levam para diminuir consideravelmente. O resultado torna-se evidente cerca de 1 mês depois da operação. Como as incisões são feitas em dobras naturais das pálpebras, as cicatrizes tendem a ficar praticamente imperceptíveis.
Tipos de blefaroplastia
Existem três tipos de blefaroplastia, que são caracterizadas pelo objetivo e local da operação. São eles:
Blefaroplastia superior
A blefaroplastia superior é recomendada para pessoas que possuem excesso de pele e de gordura na pálpebra superior. O formato dos olhos deve ser respeitado para evitar que a eliminação de bolsas de gordura não acentue a aparência envelhecida. O resultado é o levantamento do olhar do paciente, criando uma aparência mais jovial.
Blefaroplastia inferior
A blefaroplastia inferior foca na retirada de acúmulos de pele e de bolsas de gordura das pálpebras inferiores. É uma técnica que também beneficia pessoas jovens que ainda não tenham flacidez, sendo possível realizar os cortes dentro da pálpebra inferior, via conjuntiva.
Blefaroplastia completa
A blefaroplastia completa contempla a retirada de excessos de pele e de gordura das pálpebras superiores e inferiores de uma única vez, associando os dois tipos de blefaroplastia anteriores. Essa opção é indicada para harmonizar o olhar como um todo.
Para saber mais informações, entre em contato com o Dr. Álvaro Sá e agende uma consulta.
Técnicas de blefaroplastia
Além dos tipos de blefaroplastia, existem também diferentes técnicas relacionadas às tecnologias, como:
Blefaroplastia tradicional
A blefaroplastia tradicional é realizada com incisões feitas por bisturi em linhas naturais das pálpebras para disfarçar os cortes. O excesso de pele e de gordura é retirado, os músculos são reposicionados e as suturas feitas. O procedimento é realizado sob anestesia.
Blefaroplastia a laser
Na blefaroplastia a laser não se utiliza o bisturi. O laser focado de CO2 corta e cauteriza a pele ao mesmo tempo. A substituição do método de corte reduz os hematomas e pode ajudar no processo de cicatrização. Fora a alteração das incisões, a execução do procedimento é semelhante, não representando superioridade de resultados a longo prazo.
Jato plasma
A técnica de jato plasma é uma novidade do mercado em que os cortes são evitados pelo efeito de contração do plasma de corrente contínua de alta intensidade do equipamento. Como não resolve grandes volumes de flacidez nem a queda da pálpebra superior, ele é indicado para casos de flacidez leve.
Indicações da blefaroplastia
Os diferentes tipos de blefaroplastia proporcionam a melhora do campo de visão, a redução de rugas e linhas finas, o realce da expressão facial e o aumento da autoestima. Assim, a intervenção beneficia pessoas que se enquadram em situações, como:
- excesso de pele nas pálpebras superiores e/ou inferiores;
- bolsas de gordura volumosas nas pálpebras superiores e inferiores;
- pálpebras caídas.
Onde fazer a blefaroplastia?
Independentemente de qual seja a escolha entre os tipos de blefaroplastia, escolher um cirurgião capacitado garante o bem-estar em todos os processos e o resultado esperado. O Dr. Álvaro Sá tem ampla experiência na realização de diversos procedimentos estéticos e reparadores, entre eles a blefaroplastia.
Saiba mais sobre os tipos de blefaroplastia entrando em contato com o Dr. Álvaro Sá.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular – SBCPO