Rinoplastia para nariz de batata: o que é e como funciona?

A rinoplastia para nariz de batata é uma abordagem para corrigir uma insatisfação estética ou desarmonia no formato e proeminência do nariz. Saiba mais a seguir.

A rinoplastia para nariz de batata é uma entre as muitas opções de correções estéticas e funcionais viabilizadas pela cirurgia plástica do nariz.

O nariz de batata é um termo popular para um nariz com estética larga e arredondada na ponta, podendo apresentar elevada largura alar (base do nariz) ou da largura do lóbulo da ponta.

Apesar de essa estética não ser necessariamente um problema, ela pode ser incômoda, especialmente quando não for harmônica com a estrutura nasal geral ou mesmo com a estética e estrutura facial do paciente, o que motiva a rinoplastia para nariz de batata.

Rinoplastia específica para nariz de batata: como funciona?

A rinoplastia para nariz de batata não difere muito da cirurgia plástica de nariz voltada a outros tipos de insatisfação estética com o nariz. Ela é, geralmente, realizada com anestesia geral, mas pode ser usada a anestesia local com sedação, e a duração do procedimento varia de 2 a 4 horas, a depender da complexidade do caso.

A cirurgia plástica do nariz não é um procedimento doloroso, sendo que no pós-operatório, o uso de medicamentos analgésicos prescritos pelo cirurgião plástico é suficiente para alívio da dor.

Essa cirurgia pode ter fama de dolorosa, pois a manipulação dos tecidos nasais geralmente resulta em hematomas na face, deixando-a arroxeada no pós-cirúrgico, mas isso não implica que o paciente esteja com dor.

Tipos de rinoplastia para nariz de batata

Para a realização da rinoplastia para nariz de batata, o cirurgião plástico pode optar por diferentes técnicas cirúrgicas. Essa definição é realizada no planejamento cirúrgico, que ocorre durante as consultas pré-operatórias. São duas as técnicas mais comuns:

• Rinoplastia aberta: inclui incisões na dobra natural entre o nariz e a face e na columela, visando expor os tecidos e assim conseguir fazer manipulações mais amplas.
  • Rinoplastia fechada: inclui apenas incisões na parte interna do nariz. Apesar de não resultar em cicatrizes aparentes, limita as alterações possíveis no tratamento.

Geralmente, a rinoplastia para nariz de batata utiliza a técnica aberta, pois quando há necessidade de reduzir as asas nasais, é feita a incisão na dobra da pele para remover o excesso de tecidos.

No procedimento, o cirurgião plástico também pode realizar uma projeção mais harmônica da ponta nasal, o que depende de enxertos na região dorsal e lateral do nariz para tornar a estética do nariz mais retilínea.

Recuperação e cuidados pós-operatórios

O pós-operatório da rinoplastia para nariz de batata demanda diversos cuidados que vão influenciar a estética do tratamento, mas também minimizar as chances de complicações pós-cirúrgicas. As orientações incluem:

• Repouso de 7 a 14 dias;
  • Manter a cabeça mais elevada que o tronco ao se deitar;
  • Não se expor ao sol;
  • Fazer lavagem nasal e manter o local higienizado;
  • Tomar a medicação prescrita;
  • Não fazer atividades intensas até 90 dias após a cirurgia;
  • Ter uma alimentação não muito quente e preferencialmente macia na primeira semana.

Esses cuidados devem ser acompanhados e orientados pelo cirurgião plástico responsável, o que garante uma atenção personalizada às suas necessidades e uma recuperação mais previsível e satisfatória.

Resultados e expectativas

Se for realizada a rinoplastia aberta, as cicatrizes do procedimento ficam localizadas no encontro do nariz com a face. Como são dobras naturais da pele, elas são bastante discretas, apesar de visíveis.

Tanto a aparência da cicatriz como o tempo de cicatrização dependem de aspectos individuais, sendo que a pele mais espessa, por exemplo, como a masculina, leva mais tempo para cicatrizar.

Dessa forma, é comum que se indique que os resultados finais serão observados dentro de 12 a 24 meses, ainda que desde o primeiro mês as diferenças estéticas já sejam aparentes.

É importante alinhar as expectativas com o cirurgião plástico ainda no pré-operatório a fim de evitar frustrações relacionadas ao tempo de recuperação ou à estética final do nariz.

Riscos e complicações

Como qualquer cirurgia plástica facial, a rinoplastia também envolve possíveis riscos e complicações. Entre elas, incluem-se:

• Hematomas;
  • Edema (inchaço);
  • Dificuldade de respirar pelo nariz inicialmente;
  • Infecções;
  • Alterações de sensibilidade;
  • Sangramento nasal;
  • Seroma;
  • Cicatrizes inestéticas;
  • Necrose dos tecidos.

Os riscos e possíveis complicações da rinoplastia para nariz de batata são apresentados ao paciente ainda no pré-operatório, visando clareza ao decidir pela realização da cirurgia plástica.

Custos da rinoplastia para nariz de batata

Os custos da rinoplastia para nariz de batata vai depender de diferentes aspectos, como experiência e qualificação do cirurgião plástico, complexidade do tratamento, tempo de cirurgia e de internação, associação de procedimentos e outros.

Assim, apenas com a avaliação do cirurgião plástico é possível saber se a rinoplastia para nariz de batata é a abordagem mais adequada ao caso e quais os custos do tratamento.

Entre em contato agora mesmo e agende uma avaliação com o Dr. Álvaro Sá

Fonte: