Fale conosco pelo WhatsApp

Como é a recuperação da blefaroplastia?

Como é a recuperação da blefaroplastia?

4 min. de leitura

O pós-operatório do procedimento inclui reduzir o esforço ocular e cuidar das incisões para ajudar o processo de cicatrização

A blefaroplastia é uma cirurgia plástica de remoção de excessos de pele das pálpebras inferiores e/ou superiores. Apesar de ser consequência natural do processo de envelhecimento, fatores genéticos e ambientais também pioram a flacidez da região. A exposição solar é um exemplo disso.

A intervenção cirúrgica pode ser tanto estética, quando pretende tratar a aparência cansada e envelhecida do rosto, quanto funcional, em casos de diminuição do campo de visão devido ao excesso de pele sobre os olhos.

Seja qual for a motivação para a cirurgia, a recuperação da blefaroplastia é fundamental para garantir melhores resultados. Entenda melhor a seguir.

Agende uma avaliação para saber se a blefaroplastia é indicada para você!

Agende uma consulta

Como é a recuperação da blefaroplastia no pós-operatório?

A recuperação da blefaroplastia, assim como o pós-operatório de qualquer cirurgia, é fundamental para evitar complicações e auxiliar no processo de cicatrização das incisões. A seguir, apontamos os cuidados que devem ser adotados desde o dia do procedimento até a liberação médica.

Recuperação da blefaroplastia no dia da cirurgia

A recuperação da blefaroplastia já se inicia nas primeiras horas após a cirurgia. A internação hospitalar pode ser de 12 até 24 horas. Nesse período, o repouso é absoluto, mas após 48 horas já é possível desempenhar algumas tarefas simples, sem esforços ou excessiva movimentação.

A primeira semana de recuperação da blefaroplastia

Na primeira semana pós-operação, é comum a presença de inchaço e de manchas arroxeadas na região dos olhos, que diminuem com o passar dos dias. Assim, a recuperação da blefaroplastia inclui a utilização de compressas de água ou de soro gelado para acelerar o desaparecimento desses sinais.

Após a cirurgia, os olhos podem ficar menos lubrificados. Portanto, é recomendado evitar práticas que costumam ressecar os olhos, como o uso de lentes de contato, a leitura e a exposição prolongada a telas, como celular, televisão e computadores. Outras medidas a serem seguidas são:

  • Lavar os cortes da cirurgia da forma indicada pelo cirurgião e com os produtos específicos;
  • Não colocar a mão sobre os olhos;
  • Evitar situações que possam causar contatos com a região ocular;
  • Dormir de barriga para cima;
  • Não usar maquiagem e cosméticos.

A segunda semana de recuperação da blefaroplastia

A segunda semana de recuperação da blefaroplastia é mais simples em comparação à primeira. Nesse momento, os maiores desconfortos já passaram, o inchaço e os arroxeados já cederam, possibilitando expandir a realização de atividades cotidianas.

Ainda assim, é importante evitar a exposição ao vento e ao sol. Os óculos de sol são aliados nessa fase. Se as medicações e as pomadas forem utilizadas conforme a prescrição médica e o paciente evitar a exposição solar, o processo de cicatrização ocorre de forma adequada, minimizando sinais das incisões.

Após 15 dias da cirurgia

As duas semanas pós-cirurgia são marcadas por pequenos desconfortos e inchaços. Após esse período, a recuperação da blefaroplastia continua de forma mais branda até a completa cicatrização da região. Por isso, o uso de óculos de sol e de chapéu nesse período ainda deve fazer parte dos hábitos.

Depois dos 15 dias da cirurgia, o paciente pode dirigir, uma vez que não existem inchaços que prejudiquem a visão. Porém, atividades físicas não são ainda liberadas, mesmo as mais leves, como a caminhada. Cosméticos também são vetados até a liberação médica, que pode ocorrer depois de um mês da operação.

Para saber mais informações, entre em contato com o Dr. Álvaro Sá e agende uma consulta.

Agende uma consulta

Quais as principais dicas para uma melhor recuperação da blefaroplastia?

A recuperação da blefaroplastia se estende por aproximadamente 30 dias. Somente após esse período a atividade laboral é permitida pelo cirurgião. Atividades físicas intensas ainda devem ser adiadas, sendo comum a liberação apenas 60 dias após a cirurgia.

Além das recomendações mencionadas para uma boa recuperação da blefaroplastia, outras dicas fundamentais para melhores resultados são:

  • Evitar contato com água ou vapores quentes, mesmo no banho e na cozinha, para não piorar o inchaço;
  • Reduzir a movimentação dos olhos;
  • Evitar a exposição solar por pelo menos 3 meses, utilizando protetor solar e óculos escuros para deixar a cicatriz quase imperceptível;
  • Tomar os remédios prescritos pelo cirurgião e retornar ao consultório para acompanhamento.

Para saber mais sobre a recuperação da blefaroplastia, entre em contato com o Dr. Álvaro Sá e agende uma consulta.

FONTES:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular – SBCPO