Fale conosco pelo WhatsApp

Mamoplastia e mastopexia: qual a diferença?

Mamoplastia e mastopexia: qual a diferença?

4 min. de leitura

Cirurgias plásticas das mamas têm finalidades um pouco diferentes

Mamoplastia e mastopexia são dois tipos de cirurgias plásticas que podem ser realizados nas mamas. Ambos os procedimentos têm como finalidade alterar a aparência das mamas de acordo com o desejo ou a necessidade da paciente.

No entanto, ainda que possam ser semelhantes em alguns aspectos, mamoplastia e mastopexia são diferentes quanto a algumas características essenciais e suas finalidades. Entenda neste conteúdo.

Para uma avaliação individualizada acerca dos melhores tratamentos, entre em contato e agende sua consulta!

Agende uma consulta

O que é mamoplastia?

Mamoplastia é o nome dados às cirurgias plásticas das mamas que têm como finalidade aumentar, diminuir o volume e ajustar a projeção, o contorno e a simetria dos seios. Dependendo do caso, a mamoplastia pode também ser realizada para reconstruir as mamas.

Tipos de mamoplastia

Existem quatro tipos de mamoplastia, que são:

  • Mamoplastia de aumento: indicada para mulheres que desejam aumentar o volume e a projeção dos seios, já que, no procedimento, é colocada uma prótese de silicone em cada mama para esse fim;
  • Mamoplastia redutora: tem como finalidade reduzir o tamanho das mamas por meio da remoção de excessos de pele, de gordura e de tecido mamário;
  • Mamoplastia reconstrutora: é indicada para reconstruir as mamas de mulheres que precisaram realizar uma mastectomia (como no tratamento do câncer de mama);
  • Mamoplastia reparadora: tem como finalidade corrigir pequenas imperfeições, ajustar detalhes (como o tamanho e o posicionamento da aréola) e a simetria entre os seios.

O que é mastopexia?

A mastopexia é um tipo de cirurgia plástica das mamas que tem como finalidade tratar a ptose mamária (queda dos seios). Por esse motivo, é também chamada de lifting de mamas.

Na mastopexia, são retirados excessos de pele e de gordura e remodelados os tecidos mamários para que eles ganhem um aspecto mais projetado e empinado, trazendo um resultado visual mais harmonioso. Em alguns casos, pode ser associada à colocação de prótese de silicone para que haja mais sustentação e volume para as mamas.

Diferenças entre mamoplastia e mastopexia

Ainda que sejam cirurgias das mamas, mamoplastia e mastopexia são diferentes. Como vimos anteriormente, as mamoplastias têm como finalidade ajustar características dos seios como volume, simetria e contorno, enquanto a mastopexia é um procedimento destinado a corrigir a queda das mamas.

Por esse motivo, podemos destacar também que a diferença entre mamoplastia e mastopexia está no resultado ao final da recuperação. Isso porque nem sempre, na mastopexia, será notada uma diferença no volume dos seios, e sim em seu posicionamento e projeção em relação ao corpo.

Semelhanças entre mamoplastia e mastopexia

Apesar de diferentes em muitos aspectos, mamoplastia e mastopexia têm coisas em comum, sendo a principal delas o fato de serem procedimentos realizados nas mamas.

Outra semelhança entre a mamoplastia e mastopexia é o uso de prótese de silicone, que em alguns casos de mastopexia pode ser necessário. Também podemos citar a remoção de excessos de pele e de gordura na mastopexia, que pode ser muito semelhante à mamoplastia redutora.

Outro ponto semelhante é o processo de recuperação da mamoplastia e mastopexia. Cuidados como manter repouso, dormir de barriga para cima, evitar levantar os braços e ombros e utilizar sutiã cirúrgico podem ser comuns, entre outros, aos procedimentos.

Para uma avaliação individualizada acerca dos melhores tratamentos, entre em contato e agende sua consulta!

Agende uma consulta

Como saber se devo fazer uma cirurgia nas mamas?

Para saber se você deve fazer uma cirurgia nas mamas, o principal critério a ser pensado é o desejo de mudar a aparência dos seios. Isso porque mamoplastia e mastopexia são cirurgias plásticas que requerem uma avaliação muito detalhada por parte do cirurgião para serem indicadas.

Primeiramente, é importante que a paciente deseje mudar a aparência dos seios por si mesma, sem interferência de terceiros. Além disso, a avaliação feita pelo médico deve levar em conta as necessidades da paciente e suas prioridades.

Assim, por exemplo, fica mais fácil decidir entre uma mamoplastia redutora e uma mastopexia, ou, na mamoplastia de aumento, qual é o melhor tipo de prótese de silicone a ser utilizado. Além disso, dentro do processo de entender se você deve fazer uma cirurgia nas mamas, é fundamental alinhar expectativas e resultados reais do procedimento.

Se você está insatisfeita com o volume, o contorno ou o posicionamento dos seus seios, entre em contato com o Dr. Álvaro Sá, cirurgião plástico especialista em mamoplastia e mastopexia, e agende uma avaliação.

Fontes:

Dr. Álvaro Sá

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica